Uso do SIG na análise da dengue: aplicação na microrregião de Montes Claros/Bocaiúva (MG) - USE OF GIS ON ANALYSIS OF DENGUE: APPLICATION IN MICROREGION OF MONTES CLAROS/BOCAIÚVA (MG)

Autores

  • Marcos Esdras Leite Doutorando em Geografia pela UFU
  • Diego de Sousa Ribeiro Fonseca Graduando em Geografia - Unimontes
  • Cynara Kaliny Ribeiro Braz Graduanda em Ciências Biológicas - Unimontes

Resumo

Este trabalho busca analisar a distribuição e evolução da dengue, através da análise dados estatísticos, cedidos pela Gerência Regional de Saúde da macrorregião do Norte de Minas Gerais, com enfoque na Microrregião de Montes Claros/ Bocaiúva. Essa pesquisa foi realizada a partir do cruzamento de dados alfanuméricos e discriminando os em mapas temáticos. Essas etapas foram realizadas com uso dos Sistemas de Informações Geográficas- SIG, o qual se permitiu que obtivesse novas informações sobre a manifestação espacial dessa doença. A dengue tem trazido inquietação dos agentes sociais pelos malefícios que tem gerado às populações de todo os países tropicais e subtropicais. Ela é conseqüência de ações antrópicas irracionalizadas, que acabam desequilibrando o meio ecológico e trazendo prejuízos diretos ao homem urbano. Dessa forma, diante desse tema de interesse social, foram discutidas as possíveis causas para a disseminação dessa anomalia que preocupa o mundo desde a época da colonização ibérica. Como resultado deste trabalho nota-se uma variação na ocorrência de surtos de dengue, isso esta relacionado a fatores de política de prevenção, infra-estrutura urbana, carência social e instrução da população. Além, das ações do homem sobre a natureza. Portanto, para reverter esse quadro de desequilíbrio é necessária uma ação mais efetiva na prevenção do mosquito causador de tal moléstia, principalmente nas áreas mais crentes, como o Norte de Minas. Palavras-chave: Dengue, urbanização, sociedade e SIG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

LEITE, M. E.; FONSECA, D. de S. R.; BRAZ, C. K. R. Uso do SIG na análise da dengue: aplicação na microrregião de Montes Claros/Bocaiúva (MG) - USE OF GIS ON ANALYSIS OF DENGUE: APPLICATION IN MICROREGION OF MONTES CLAROS/BOCAIÚVA (MG). Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 4, n. 6, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16910. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos