A dengue no Brasil e as políticas de combate ao Aedes aegypti: da tentativa de erradicação às políticas de controle - THE DENGUE FEVER IN BRAZIL AND COMBAT DENGUE FEVER TO THE AEDES AEGYPTI: OF THE TRY ERADICATION TO CONTROL POLICIES

Autores

  • Jesiel Souza Silva
  • Zilda de Fátima Mariano
  • Irací Scopel

Palavras-chave:

políticas de combate à dengue, saúde pública, doença tropical

Resumo

A dengue tornou-se ao longo dos anos um grande problema de saúde pública no mundo e atinge principalmente os países de clima tropical em razão de ser quente e úmido, o que condiciona à proliferação do mosquito. Porém, as condições de saneamento desses países é um dos fatores agravantes neste processo, com o acúmulo de recipientes, em sua maioria artificiais, que favorecem a procriação do mosquito Aedes aegypti. O problema é tão grave que atinge entre 50 a 100 milhões de pessoas, anualmente, no mundo; dessas 550 mil necessitam de hospitalização e 20 mil morrem. O mosquito Aedes aegypti está totalmente adaptado ao ambiente urbano onde encontra, junto aos domicílios, as condições necessárias para o seu desenvolvimento. No Brasil há muito tempo vem sendo realizadas campanhas a fim de acabar com este problema. Enquanto as políticas nas primeiras décadas do século XX eram voltadas para o controle da dengue, em razão do seu descontrole, hoje as políticas públicas, voltadas para esta doença, têm como objetivo o controle e não mais a erradicação da doença. Para levantamento da dengue no Brasil, os dados foram cedidos pelo Ministério da Saúde do Brasil, através da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesiel Souza Silva

Licenciado e Geógrafo pela Universidade Federal de Goiás-Campus de Jataí; Especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras e; Mestrando em Ciências Agrárias-Agroecologiua e Desenvolvimento Rural pelas Universidade Federal de São Carlos/Convênio EMBRAPA Meio Ambiente; Professor da Rede Pública de Ensino.

Zilda de Fátima Mariano

Profa. Dra Departamento de Geografia, UFG - CAJ

Irací Scopel

Prof. Dr. Departamento de Geografia, UFG - CAJ

Downloads

Publicado

2008-06-25

Como Citar

SOUZA SILVA, J.; MARIANO, Z. de F.; SCOPEL, I. A dengue no Brasil e as políticas de combate ao Aedes aegypti: da tentativa de erradicação às políticas de controle - THE DENGUE FEVER IN BRAZIL AND COMBAT DENGUE FEVER TO THE AEDES AEGYPTI: OF THE TRY ERADICATION TO CONTROL POLICIES. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 4, n. 6, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16906. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos