DOENÇA DE CHAGAS E A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE TRIATOMÍNEOS CAPTURADOS EM UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS - BRASIL

Autores

  • Paulo Cezar Mendes Prof. Dr. Faculdade Católica de Uberlândia
  • Samuel do Carmo Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcia Beatriz Cardoso de Paula Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia - UFU
  • Amaral Alves de Souza Laboratório de Entomologia - CCZ de Uberlândia
  • Elizângela de Azevedo Silva Rodrigues Laboratório de Entomologia - CCZ de Uberlândia
  • Jean Ezequiel Limongi Centro de Controle de Zoonozes de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia416905

Palavras-chave:

Doença de Chagas, Triatomíneos, Barbeiros, Uberlândia

Resumo

Este trabalho objetivou entender a distribuição da fauna triatomínea no município de Uberlândia - MG. Para tanto, foram realizados levantamentos de dados relacionados à captura triatomíneos pelo Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia, no período de 2004 a 2007, e trabalhos de campo para a caracterização das condições sócio-ambientais das áreas de ocorrência dos triatomíneos. As espécies capturadas foram T. sórdida (54,9%), P. megistus (33,3%), R. neglectus (8,9%), P. diasi (2,5%) e R. prolixus (0,4%). A análise dos dados permitiu observar que a 95% dos triatomíneos foram capturados no vale do Rio Araguari. A constatação da existência de corredores ecológicos propícios à ocorrência da fauna triatomínea, ao longo dos grandes rios sugerem eixos de dispersão do vetor e do agente etiológico da doença, que integrariam a região aos circuitos de outras áreas endêmicas do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel do Carmo Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Formado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, em 1980 (Licenciatura e Bacharelado); Mestre em Geociências, área de concnetração em Geoquímica, também pela Universidade Federal fluminense, em 1985; Doutor pela Universidade de São Paulo, em 1996. Professor da Universidade Estadual de Londrina de 3/1993 a 5/1986 e professor da Universidade Federal de Uberlândia, desde jan/1986.

Downloads

Publicado

20-06-2008

Como Citar

MENDES, P. C.; LIMA, S. do C.; PAULA, M. B. C. de; SOUZA, A. A. de; RODRIGUES, E. de A. S.; LIMONGI, J. E. DOENÇA DE CHAGAS E A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE TRIATOMÍNEOS CAPTURADOS EM UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS - BRASIL. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 4, n. 6, p. 176–204, 2008. DOI: 10.14393/Hygeia416905. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16905. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos