Hygeia homenageia John Snow - HYGEIA HOMAGES JONH SNOW

Autores

  • Samuel do Carmo Lima Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Hygeia agora já é grande. Entra no seu 4º ano e desde 2005 é o periódico científico da Geografia Médica e da Saúde do Brasil. Só falta a CAPES avaliar a revista e dar a ela um qualis digno da grandeza e qualidade editorial e científica que já alcançou. Neste número Hygeia homenageia John Snow (1813 - 1858). Considerado um dos pais da epidemiologia, médico britânico, liderou campanha para a adoção da anestesia e da higiene médica. Sua contribuição está sintetizada no ensaio "sobre a maneira de transmissão da Cóleraâ€?, publicado em 1855, em que apresenta memorável estudo a respeito de duas epidemias de cólera ocorridas em Londres em 1849 e 1854, que Hygeia apresenta com Clássico Revisitado. Neste trabalho, identifica a cadeia de transmissão do vibrio cholerea, responsável pela cólera, quando se acreditava que a contaminação da cólera ocorria através do ar, pelos miasmas. John Snow acumulou observações e analisou e tratou os dados que associavam a água à transmissão da cólera.Verificou que as áreas de Londres que se abasteciam com água da Cia Southpark registavam um número de óbitos e uma taxa de mortalidade muito superior à daquelas que recebiam a água da concorrência (Lambeth). No cruzamento da Cambridge Street com a Broad Street, o número de casos de cólera foi tão elevado que em apenas 10 dias se registaram mais de 500 mortes. A contaminação da bomba de água da Broad Street foi claramente comprovada. Ficou demonstrado, então que a água contaminado com fezes humanas e que era a origem da infecção por cólera. A aprovação de suas recomendações sanitárias preventivas eliminou a cólera da totalidade das comunidades inglesas. Foi um dos fundadores da Epidemiological Society. Hygeia, ainda apresenta bons textos de pesquisas atuais, dentre os quais destacamos o trabalho de Jorge Pickenheyn - La geografía de la salud y el aporte de Foucault.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel do Carmo Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Formado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, em 1980 (Licenciatura e Bacharelado); Mestre em Geociências, área de concnetração em Geoquímica, também pela Universidade Federal fluminense, em 1985; Doutor pela Universidade de São Paulo, em 1996. Professor da Universidade Estadual de Londrina de 3/1993 a 5/1986 e professor da Universidade Federal de Uberlândia, desde jan/1986.

Downloads

Como Citar

LIMA, S. do C. Hygeia homenageia John Snow - HYGEIA HOMAGES JONH SNOW. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 4, n. 6, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16904. Acesso em: 26 maio. 2022.

Edição

Seção

Editorial