CULÍCIDEOS ENCONTRADOS EM ÁREAS PRÓXIMAS A PISCINA VELHA DO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA (DF)

Autores

  • Janduhy Pereira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia416900

Palavras-chave:

Geografia Médica, Epidemiologia, Saúde Ambiental

Resumo

RESUMO O objetivo deste trabalho é analisar a fauna de culícideos presentes no entorno da piscina velha do Parque Nacional de Brasília após o registro de epizootias de primatas não-humanos humanos e de alguns casos humanos de febre amarela silvestre. As informações das coletas dos culícedeos foram georeferenciados e espacializados com o uso de um Sistema de Informações Geográficas e de Sensoriamento Remoto. Os resultados permitiram identificar as espécies de culícedeos presentes no entorno da piscina velha do Parque Nacional de Brasil e de mostrar a importância do uso ferramentas de análise espacial para o auxílio de levantamentos entomológicos e epidemiológicos de áreas propícias para o de senvolvimento de possíveis epizootias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janduhy Pereira dos Santos

Janduhy Pereira dos Santos Geógrafo, Mestrando em Geografia Universidade de Brasília-UnB Técnico da Coordenação Geral em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde

Downloads

Publicado

20-06-2008

Como Citar

SANTOS, J. P. dos. CULÍCIDEOS ENCONTRADOS EM ÁREAS PRÓXIMAS A PISCINA VELHA DO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA (DF). Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 4, n. 6, p. 157–162, 2008. DOI: 10.14393/Hygeia416900. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16900. Acesso em: 11 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos