Abordagem dos fatores ambientais no contexto da saúde: Legislação estruturante e prática do SUS - APPROACH OF THE ENVIRONMENTAL FACTORS IN THE CONTEXT OF HEALTH: LEGISLATION AND PRACTICE OF STRUCTURING SUS

Autores

  • José João Lelis Leal de Souza graduando da Universidade Federal de Viçosa
  • André Luiz Lopes de Faria Professor Assistente II do Departamento de Artes e Humanidades/UFV

Palavras-chave:

Fators condicionantes da saúde, Fatores ambientais, Planejamento municipal, Viçosa (MG)

Resumo

A prática do SUS desde a sua implantação defendeu o planejamento das ações e programas com base no perfil epidemiológico. Nesse contexto, os gestores municipais passaram em uma década a responder pelo setor nesse nível de poder. Visto o desafio que isso tem representado aos governantes, a pesquisa objetivou analisar a utilização dos fatores ambientais como ferramentas ao planejamento da saúde, com base em experiência no município de Viçosa (MG). Foram estudados o comportamento espacial e temporal de doenças infecciosas de maior incidência nos registros municipais, entre os anos de 1998 e 2005, através do auxílio de ferramentas de geoprocessamento e do calculo do índice de autocorrelação espacial de Moran global e local. A distribuição temporal e espacial das enfermidades indicou associação com fenômenos ambientais, com aumento de casos nos períodos chuvosos e próximos às regiões de mata. A distribuição dos casos concentrada em regiões de características similares, apesar de essas não necessariamente serem próximas, tornou o índice de Moran global fraco, apontando comportamentos individuais na área estudada. Embora os documentos oficiais retratem as diretrizes da intersetorialidade, não é discutida a sistematização de variáveis ambientais no planejamento municipal, encaradas essencialmente em seu caráter de produtores de risco à saúde humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José João Lelis Leal de Souza, graduando da Universidade Federal de Viçosa

Aluno de Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa. Bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC na temática de Geografia da Sáude.

Downloads

Publicado

2008-06-20

Como Citar

LELIS LEAL DE SOUZA, J. J.; DE FARIA, A. L. L. Abordagem dos fatores ambientais no contexto da saúde: Legislação estruturante e prática do SUS - APPROACH OF THE ENVIRONMENTAL FACTORS IN THE CONTEXT OF HEALTH: LEGISLATION AND PRACTICE OF STRUCTURING SUS. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 4, n. 6, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16895. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos