O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EM UBERLÂNDIA: A VISÃO DOS USUÁRIOS E DAS COORDENADORAS DE EQUIPE DO NÚCLEO PAMPULHA

Autores

  • Maria José Rodrigues
  • Júlio César de Lima Ramires

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia416892

Palavras-chave:

Uberlândia, Serviços de Saúde, Saúde da Família, acesso à saúde

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo central analisar a visão dos usuários sobre os serviços de saúde prestados pelo Programa Saúde da Família (PSF) em Uberlândia, bem como a visão das coordenadoras das equipes. Foram aplicados 160 questionários aos usuários e realizadas entrevistas com nove enfermeiras coordenadoras de equipes, entre os meses de setembro de 2006 e janeiro de 2007. A pesquisa evidenciou que o PSF do Núcleo Pampulha apresenta alguns problemas, mas as avaliações dos usuários foram, em sua grande parte, bastante positiva, demonstrando a potencialidade do Programa em superar os entraves à universalização do acesso à saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Rodrigues

Graduada em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela UFU, com mestrado em Geografia pela mesma instituição onde pesquisou o acesso ao Programa Saúde da Família em Uberlândia. Atualmente é professora contratada do Instituto de Geografia da UFU onde ministra as disciplinas Teoria e Método da Geografia e Regionalização do Espaço Mundial I.

Downloads

Publicado

20-06-2008

Como Citar

RODRIGUES, M. J.; RAMIRES, J. C. de L. O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EM UBERLÂNDIA: A VISÃO DOS USUÁRIOS E DAS COORDENADORAS DE EQUIPE DO NÚCLEO PAMPULHA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 4, n. 6, p. 142–156, 2008. DOI: 10.14393/Hygeia416892. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16892. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos