Geografia da saúde e climatologia médica: ensaios sobre a relação clima e vulnerabilidade - HEALTH GEOGRAPHY AND MEDICAL CLIMATOLOGY: ASSAY TO RELATION CLIMATE AND VULNERABILITY

Autores

  • Camila Grosso Souza Mestre em Geografia pela UNESP PP
  • João Lima Sant'Anna Neto UNESP PP

Palavras-chave:

Geografia da saúde, Climatologia Médica, clima, vulnarabilidade

Resumo

O processo adaptativo do homem junto ao meio causou, historicamente, alterações nas condições naturais e proporcionou a criação de diversos ambientes trazendo consigo diferentes relações entre eles. Atualmente, as principais causas das enfermidades da sociedade urbana estão vinculadas à qualidade socioambiental e sua vulnerabilidade. Este processo adaptativo implicou na qualidade de vida da população, principalmente a urbana, à medida que as condições do ambiente, de forma cumulativa, degradaram-se. Na relação entre as Ciências Geográficas e as da Saúde, existe uma ampla literatura que perpassa por essa articulação desde o início do saber humano, marcada por Hipócrates, em sua tentativa de eliminar as causas sobrenaturais sob as doenças, atribuindo, assim, uma causa natural, sob os equilíbrios de elementos da natureza, contemplados pelos quatro elementos - a terra, a água, o fogo e o ar (seco, úmido, quente e frio). Segundo o teórico, a doença dever-se-ia ao desequilíbrio dos mesmos elementos. Junto à isto, e inseridos na ambiência de uma população inserida no meio técnico-científico-informacional, a vulnerabilidade, marca a exposição física perante um perigo natural e sua capacidade em poder se preparar e recuperar diante dos impactos negativos de um desastre, sendo, também, as características de um grupo, ou mesmo uma pessoa, em poder se antecipar, resistir e solucionar junto aos impactos, podendo ser eles, os agravados pela influência do clima. Nesta relação das ciências da saúde, juntamente, com as geográficas, a visualização e a necessidade de políticas públicas preventivas e reparadoras, torna-se instrumento base para uma sociedade menos vulnerável e mais adaptada as diferenças e adversidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-20

Como Citar

SOUZA, C. G.; SANT’ANNA NETO, J. L. Geografia da saúde e climatologia médica: ensaios sobre a relação clima e vulnerabilidade - HEALTH GEOGRAPHY AND MEDICAL CLIMATOLOGY: ASSAY TO RELATION CLIMATE AND VULNERABILITY. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 4, n. 6, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16891. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos