A Educação Doméstica nos Asilos Femininos. O exemplo do Asilo D. Pedro V de Lisboa na transição do século XIX para o século XX
Resumen
Pretende-se, com este artigo, estudar os asilos femininos existente em Lisboa na transição do século XIX para o século XX - com uma particular atenção ao Asilo D. Pedro V - tendo em conta os pressupostos pedagógicos e sociais que fundamentavam a sua organização e actividade. A finalidade de preparar meninas pobres para uma vida de trabalho e de honestidade, em harmonia com o lugar social a que estavam destinadas, era plenamente assumida. Daí que o papel educativo do trabalho fosse bastas vezes realçado, surgindo a chamada educação doméstica como uma área de formação relevante. Pretendia-se, ainda, evitar que essas jovens se transformassem num elemento social perturbador. Estava subjacente a estas instituições, em termos gerais, um projecto de regeneração moral por via da educação.
PALAVRAS-CHAVE: asilo, educação doméstica, modernidade pedagógica.
ABSTRACT: The following article pretends to present a study of the feminine asylums existents in Lisbon between the last decades of the 19th century and the first decades of the 20th century - with a particular attention to the D. Pedro V asylum - in what concerns the pedagogical and social ideology that act as a base for its organization and activity. The goal of preparing poor girls for a life of work and honesty, according with the social role destined for them is clearly present, enhancing the educational role of work, with a greater importance on the institutions where the so called household education appears as a relevant area of formation. Another one of the main purposes of these institutions relates to the area of social control: education as a tool of impediment for women to become a distressful social element, therefore being subjacent to these institutions a project of moral regeneration by means of education.
KEYWORDS: asylum, household education, pedagogic modernity.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.