A Educação Doméstica nos Asilos Femininos. O exemplo do Asilo D. Pedro V de Lisboa na transição do século XIX para o século XX
Abstract
Pretende-se, com este artigo, estudar os asilos femininos existente em Lisboa na transição do século XIX para o século XX - com uma particular atenção ao Asilo D. Pedro V - tendo em conta os pressupostos pedagógicos e sociais que fundamentavam a sua organização e actividade. A finalidade de preparar meninas pobres para uma vida de trabalho e de honestidade, em harmonia com o lugar social a que estavam destinadas, era plenamente assumida. Daí que o papel educativo do trabalho fosse bastas vezes realçado, surgindo a chamada educação doméstica como uma área de formação relevante. Pretendia-se, ainda, evitar que essas jovens se transformassem num elemento social perturbador. Estava subjacente a estas instituições, em termos gerais, um projecto de regeneração moral por via da educação.
PALAVRAS-CHAVE: asilo, educação doméstica, modernidade pedagógica.
ABSTRACT: The following article pretends to present a study of the feminine asylums existents in Lisbon between the last decades of the 19th century and the first decades of the 20th century - with a particular attention to the D. Pedro V asylum - in what concerns the pedagogical and social ideology that act as a base for its organization and activity. The goal of preparing poor girls for a life of work and honesty, according with the social role destined for them is clearly present, enhancing the educational role of work, with a greater importance on the institutions where the so called household education appears as a relevant area of formation. Another one of the main purposes of these institutions relates to the area of social control: education as a tool of impediment for women to become a distressful social element, therefore being subjacent to these institutions a project of moral regeneration by means of education.
KEYWORDS: asylum, household education, pedagogic modernity.
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