REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÃMICA
Keywords:
dificuldades de aprendizagem, contextualização, ensino de Cálculo, ensino de QuímicaAbstract
: A presente pesquisa teve como objetivo verificar a relação das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral com as de Química, identificar possibilidades de aplicação dos conteúdos destas disciplinas e verificar as concepções de alguns professores sobre essas relações. Para isso, utilizou-se de entrevistas semiestruturas cujo propósito era obter as informações a partir das palavras dos entrevistados, de suas descrições das situações, elucidando detalhes. Os sujeitos da pesquisa foram professores do curso de Química e Matemática, ambos de uma universidade pública. Foi observada a importância do Cálculo no curso de Química, bem como as dificuldades dos alunos e professores para os processos de ensino e aprendizagem desta ciência. Pode-se concluir que o Cálculo é uma ferramenta para o curso de Química. O fato dos alunos não gostarem e terem dificuldades tem relações com conhecimentos adquiridos do ensino fundamental e médio e, como estão sendo ensinados esses conteúdos no ensino superior. Também ficam evidentes as dificuldades dos professores de Matemática ao ensinar Cálculo sem o conhecimento da aplicação em Química.
Downloads
References
AZAMBUJA, C. R. J.; M
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Parecer n. CNE/CES 1.303/2001. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/130301Quimica.pdf>. Acesso em março de 2013.
L
MOROZ, M.; GIANFALDONI, M. H. T. A. O Processo de Pesquisa: Iniciação. 2ª Edição. Brasília: Liber Livro, p.78-79, 2006.
NERY, A. L. P.; LIEGEL, R. M.; FERNANDEZ, C. Um olhar crítico sobre o uso de algoritmos no Ensino de Química no Ensino Médio: a compreensão das transformações e representações das equações químicas. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias, 6 (3), p. 587-600, 2007.
SANTAROSA, M. C. P.; MOREIRA, M. A. O Cálculo nas Aulas de Física da UFRGS: Um Estudo e Exploratório. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v.16, n. 2, p.317-351, 2011.
SANTOS, R. M.; BORGES, H. B. Avaliação do Desempenho no Processo de Ensino-Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral I (O Caso da UFC). 1993. Disponível em: <http://www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/artigos/artigo-avaliacao-do-desempenho-no-processo-de-ensino-aprendizagem.pdf>. Acesso em: Janeiro de 2013.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, 2000.
ZUCCO, C.; PESSINE, F. B. T.; ANDRADE, J. B. Diretrizes Curriculares Para os Cursos de Química. Revista Química Nova, v. 3, n. 22, p.454-461, 1999.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.