O USO DIDÁTICO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE HISTÓRIA
uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v6n2-2019-58995Palavras-chave:
Ensino, Interdisciplinaridade, História, LiteraturaResumo
O uso didático do texto literário no ensino de História viabiliza o diálogo inter e a transdisciplinaridade na sala de aula. Uma vez que, a prática docente requer diferentes estratégias e ferramentas para promover a reflexão crítica sobre os temas da História Contemporânea. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é apresentar de forma didática, a utilização da literatura no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, elencamos como objeto de análise o conto O Homem Cordial (1967) de Antonio Callado, que aborda a discussão sobre fragilidades do projeto revolucionário que marcou o Brasil no decorrer dos anos de 1960, sobretudo após o golpe civil militar de 1964. O conto traz em sua narrativa, a questão da revolução/transformação pela luta armada, a politização e a disseminação dos ideais de esquerda e as formas de resistência, ao mesmo tempo em que retoma o nosso processo de formação, dialogando com obras clássicas como Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda. A partir dos temas apresentados na trama de O Homem Cordial, propomos o uso didático do texto literário como parte integrante da atuação do historiador/educador no espaço da sala de aula.
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