PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PREVENTIVAS DA INDISCIPLINA ESCOLAR

Autores

  • Olíria Mendes Gimenes Universidade Federal de Uberlândia
  • Elaine Amélia de Morais Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Educação, Práticas Pedagógicas, Indisciplina

Resumo

O presente artigo decorre de uma pesquisa bibliográfica que pretendeu descrever quais práticas pedagógicas contribuem para prevenir e/ou diminuir a indisciplina, em sala de aula no ensino fundamental, qual o papel do professor e do coordenador pedagógico neste intermeio. Nesta pesquisa, buscou-se diferentes referências sobre o problema ao qual se procurou respostas. E, para isso, foram analisados documentos educacionais vigentes na rede estadual de ensino de Minas Gerais e apontados, através de reflexões, princípios das práticas pedagógicas que norteiam o trabalho docente. Além de ter sido percebido se a indisciplina escolar é um problema ou um fenômeno de aprendizagem, discutida a questão de diversidade cultural existente em sala de aula, a importância da execução de ações pedagógicas preventivas, inovadoras e interventivas contra a indisciplina. Como também o incentivo a aprendizagem cooperativa e a elaboração de projetos comunitários e interdisciplinares para possível resolução do problema

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Publicado

2021-01-23

Edição

Seção

Artigos