A redefinição da profissão docente e da compreensão da prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v5n1-2018-51232Palavras-chave:
Educação, Redefinição docente, Práticas pedagógicasResumo
O presente artigo objetivou fazer uma análise crítica sobre a redefinição da profissão do docente frente às práticas pedagógicas da atualidade, com base em uma revisão sistemática da bibliografia pertinente ao tema. Observou-se, inicialmente, que a educação é uma das áreas do conhecimento que vem passando por significativas mudanças nos últimos anos, visando quebrar as amarras com o ensino tradicional que já não atende às demandas dos alunos e da sociedade como um todo. Os paradigmas conservadores em relação às práticas pedagógicas estão cedendo lugar à construção de novos conhecimentos e práticas, para se adequar às novas demandas que surgem com a era do conhecimento, da informação e comunicação. Nesse sentido, o docente também tem que se adequar às mudanças que ocorrem no mundo e na educação, pois dentre os atores da educação, o professor é um dos principais responsáveis pela transformação social na educação promovendo a aprendizagem efetiva do aluno. Contudo, percebeu-se que nem todos os educadores (docentes) estão aptos à redefinição da prática docente, ou seja, adotar uma conduta sempre voltada para o seu próprio aprendizado e, consequentemente, para a formação continuada. As escolas brasileiras, pela crise que assola a educação, tampouco estão preparadas para promover o aperfeiçoamento dos docentes. Dessa forma, concluiu-se que a redefinição da profissão do docente diante da compreensão das novas práticas pedagógicas é um desafio a mais para a educação, sendo que o seu alcance depende de vontade política e, também, da própria força de vontade do professor em ensinar.
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