Fazer Pedagógico: Realidade ou Utopia?

Autores

  • Franciele Oliveira de Assis Nogueira
  • Roberto Bernardino Júnior

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v5n1-2018-51230

Palavras-chave:

Formação Específica, Educação Infantil, Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Resumo

O tema deste trabalho – Fazer pedagógico: realidade ou utopia, foi escolhido para compreender a falta de preparação específica nas áreas de Educação Infantil de profissionais atuando nas salas de aula uma vez que não é possível fazer tudo na formação inicial do professor, quando ela se limita a poucos anos de formação profissional, o professor deve saber para ensinar, como deve ser o ensino, quais as novas estratégias que devem ser usadas a fim de melhorar o aprendizado dos alunos. Todavia, a formação inicial de um professor continua sendo um dos propulsores que permitem elevar o nível de competência dos profissionais que se dedicam à educação. A formação de bons professores, acima de tudo se deve a pessoas com motivação para aprender sempre, com experiências próprias e alheias e com reflexão contínua sobre o fazer docente. Por esse motivo foi feito um aprofundamento nas teorias de grandes autores de formação pedagógica buscando compreender a importância da formação de professores para atuar na educação básica. Através dos estudos, foi possível observar que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 foi colocada em prática através da nova gestão da Secretaria de Educação Municipal a qual efetivou somente professores com formação específica. Vale ressaltar que existe hoje uma preocupação por parte das escolas tanto públicas quanto particulares, de incluir em seu quadro de professores profissionais com formação específica para atuar na Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Roberto Bernardino Júnior

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UFU (2011).

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Publicado

2019-10-24

Edição

Seção

Artigos