Fazer Pedagógico: Realidade ou Utopia?
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v5n1-2018-51230Palavras-chave:
Formação Específica, Educação Infantil, Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoResumo
O tema deste trabalho – Fazer pedagógico: realidade ou utopia, foi escolhido para compreender a falta de preparação específica nas áreas de Educação Infantil de profissionais atuando nas salas de aula uma vez que não é possível fazer tudo na formação inicial do professor, quando ela se limita a poucos anos de formação profissional, o professor deve saber para ensinar, como deve ser o ensino, quais as novas estratégias que devem ser usadas a fim de melhorar o aprendizado dos alunos. Todavia, a formação inicial de um professor continua sendo um dos propulsores que permitem elevar o nível de competência dos profissionais que se dedicam à educação. A formação de bons professores, acima de tudo se deve a pessoas com motivação para aprender sempre, com experiências próprias e alheias e com reflexão contínua sobre o fazer docente. Por esse motivo foi feito um aprofundamento nas teorias de grandes autores de formação pedagógica buscando compreender a importância da formação de professores para atuar na educação básica. Através dos estudos, foi possível observar que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 foi colocada em prática através da nova gestão da Secretaria de Educação Municipal a qual efetivou somente professores com formação específica. Vale ressaltar que existe hoje uma preocupação por parte das escolas tanto públicas quanto particulares, de incluir em seu quadro de professores profissionais com formação específica para atuar na Educação Infantil.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil. São Paulo: Impressa Oficial do Estado, 1988.
_______. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Difel, 1997.
________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. O professor na pré-escola. vol 1 2 ed. Brasília: Globo, 1990.
________. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. vol. 1. São Paulo: Ed. Parma, 1998.
________. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. vol. II. São Paulo: Ed. Parma, 1998a.
________. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. vol. II. São Paulo: Ed. Parma, 1998b.
BROUGÈRE, Grilles. É brincadeira: jogos e materiais ajudam crianças pequenas a crescer. In: Mãe Educando. n° 250. abr./ 1995.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1987.
FERREIRA, Nilda Neves. Cidadania: uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1993.
_______, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Curitiba: Positivo, 2005.
KRAMER, Sonia. Com a pré-escola nas mãos. Ática, São Paulo 1993.
MACEDO, Lino de. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
OLIVEIRA, Edina Castro de. Prefácio. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra 1999.
PERRENOUD, P. Práticas Pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas, Lisboa: Dom Quixote, 1993.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Por Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.
ROCHA, E. A. C. A pesquisa em educação infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia. Florianópolis: UFSC: Centro de Ciências da Educação: Núcleo de publicações – NUP, 1999.
SAVIANI, Demeral. Escola e democracia. 32. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
VEIGA, Ilma P. A. e Carvalho, M. Helena S. O. A formação de profissionais da educação. In: MEC. Subsídios para uma proposta de educação integral à criança e sua dimensão pedagógica. Brasília, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.