O trabalho de campo como metodologia inclusiva na geografia escolar

Autores

  • Adriano Rodrigues de Souza De La Fuente Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriany de Ávila Melo Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v5n1-2018-51229

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Aprendizagem, Integração, Inclusão, Metodologia

Resumo

O presente artigo propõe refletir sobre o Ensino de Geografia na perspectiva da Educação Inclusiva, utilizando para isso, a prática do Trabalho de Campo como metodologia para a construção de saberes com ênfase nos estudantes com necessidades educacionais especiais. A pesquisa foi desenvolvida no decorrer de vivências pedagógicas realizadas em Escola Pública Estadual na cidade de Uberlândia (MG), a partir de leituras da realidade encontrada em sala de aula com presença de estudantes surdos e ouvintes. A problemática originou-se nas dificuldades encontradas pelos educadores e estudantes surdos no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, foi proposto o Trabalho de Campo como metodologia para promover novas possibilidades de aprendizagem perante as dificuldades apresentadas. Dentre os aspectos considerados como resultado relevante obteve-se: maior interesse dos estudantes pelas disciplinas envolvidas em atividades que extrapolam a sala de aula, além disso, observou-se maior comprometimento dos estudantes com aprendizagem e a própria escola, valorização dos professores e mudança de comportamento entre os próprios estudantes surdos e ouvintes, apresentando melhoria na socialização entre os mesmos, abertura de novos horizontes em direção ao interesse pela participação dos eventos na comunidade escolar. Por fim, foi possível concluir que a prática do Trabalho de Campo representa uma importante metodologia para o processo de inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais, pois instiga a pesquisa, o trabalho colaborativo, o ensino e a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Adriano Rodrigues de Souza De La Fuente, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: adrianoufu@hotmail.com.

Adriany de Ávila Melo Sampaio

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); docente da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: adrianyavila@gmail.com.

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Publicado

2019-10-24

Edição

Seção

Artigos