LEITURA E ESCRITA:

UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Luenda de Oliveira Martins Faculdade Católica de Uberlândia
  • Tatiani Rabelo Lapa Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v4n2-2017-49847

Palavras-chave:

Educação Infantil, Leitura e Escrita, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente artigo visa descrever, por meio de pesquisa bibliográfica, a importância do trabalho com leitura e escrita na Educação Infantil. É necessário saber a forma como a produção acadêmica aborda esse tema e apresentar alguns recursos metodológicos que podem contribuir para o cotidiano do professor em sala de aula. A partir das leituras realizadas, compreendemos o quão é importante trabalhar a leitura e escrita na infância de forma significativa, lúdica e prazerosa. Constatamos também que a alfabetização não é obrigatória, pois o objetivo da Educação Infantil não é antecipar os conteúdos para o Ensino Fundamental e sim, estabelecer relações sociais, conhecer o próprio corpo, brincar, saber se expressar através de diferentes linguagens, socializar, valorizar a diversidade. No entanto, o professor deve propiciar um ambiente alfabetizador no qual estabeleça um vínculo da criança com a leitura e escrita, já que esta está presente em nosso dia a dia. Para atingir tal objetivo, é necessário trabalhar com diversos gêneros textuais, além de criar uma rotina diária de manuseio de livros, leitura, contação de história, textos coletivos, atividades de registro, dentre outros. O professor pode promover atividades lúdicas, explorando as brincadeiras e os jogos, por exemplo, bingos, jogos da memória, atividades com o nome, desenhos, entre outras. Assim, a criança compreenderá que existem muitos motivos para gostar de ler, e com isso, irá melhorar o nível de aprendizagem e reflexão, além de trabalhar a criatividade, imaginação, oralidade, expressividade e também aprimorar o vocabulário e a escrita.

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Biografia do Autor

Luenda de Oliveira Martins, Faculdade Católica de Uberlândia

Licenciada em pedagogia pela Faculdade Católica de Uberlândia.

Tatiani Rabelo Lapa Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED UFU (2012 - 2014).

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Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigos