EXOSSOMOS: DIVULGAÇÃO POR MEIO DE PORTFOLIO EDUCACIONAL E MÍDIAS SOCIAIS
Palavras-chave:
Portfolio Educacional Digital, exossomos, saúde pública, mídias sociais.Resumo
Trinta anos após as primeiras descrições sobre exossomos, muitos estudantes de cursos de graduação e mesmo de pós-graduação na área de Ciências Biomédicas ainda desconhecem essas estruturas que são consideradas atualmente como peças-chave para na prevenção, diagnóstico e terapêutica de inúmeras doenças. A importância dessas vesículas para a Saúde Pública precisa ser divulgada de maneira simples e objetiva, para instigar novas pesquisas e permitir que alunos e profissionais da área de Ciências Biomédicas acompanhem os inúmeros trabalhos desenvolvidos nos últimos anos sobre exossomos. Utilizar material didático digital é sem sombra de dúvidas uma das ferramentas mais rápidas para se atingir um maior número de pessoas, principalmente os jovens que têm nestas últimas décadas demonstradas uma incrível intimidade com a tecnologia, com cotidiano imerso no mundo digital. Com o intuito de favorecer o conhecimento de maneira fácil e ao gosto do estudante deste tempo, o portfolio digital foi a técnica escolhida para divulgar a origem, composição bioquímica, papel biológico de exossomos, além de descrever alguns trabalhos já desenvolvidos sobre essas estruturas. O portfolio permite maior contextualização do conhecimento, facilita a relação entre causa e efeito, permitindo a transferência de informação de uma maneira clara e objetiva. O uso de mídias sociais aproxima estudantes, professores e pesquisadores e o portfolio digital educacional permite e favorece a divulgação de trabalhos de pesquisa nestas mídias. Após elaboração do portfolio digital educacional sobre exossomos, o material foi postado no link http://immunomoni.edu.glogster.com/exossomos e disponibilizado em diferentes mídias sociais para maior acesso ao conteúdo digitalReferências
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