PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA USAR MEDIÇÕES REAIS NA REALIMENTAÇÃO DE ANÁLISES DE ENGENHARIA AUXILIADA POR COMPUTADOR

Autores

  • Arthur Larocca Alpha Serviços de Assessoria Técnica
  • Pablo Yugo Yoshiura Kubo Department of Civil Engineering, University of Campinas, Campinas 13083-852, Brazil
  • Cassio Eduardo Lima de Paiva UNICAMP , University of Campinas, School of Civil Engineering
  • Bruno Rose UFPR , University Federal of Paraná, Curitiba, School of Mechanical Engineering
  • Glaucio Cararo Volvo do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/19834071.2015.28718

Resumo

Em um novo cenário no ciclo de desenvolvimento de produto, caracterizado por uma abordagem sincronizada de atividades, a combinação de testes físicos e simulação é uma tendência observada até mesmo nas fases inicias de concepção de um componente. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é propor uma metodologia de como medições reais (físicas) podem ser usadas na realimentação de análises de engenharia auxiliada por computador. Para isto, um componente da suspensão de um caminhão, instrumentado em seus pontos de maior tensão mecânica, foi testado em um campo de provas situado no Brasil. Usando um software comercial de durabilidade, extensômetros virtuais foram posicionados no modelo de elementos finitos do componente e, com as entradas de forças medidas, os seus resultados foram comparados aos dos sensores reais, instrumentados na peça física. No estudo de caso apresentado, a metodologia proposta reduziu o erro médio dos resultados numéricos de dano de 58% para 30% no componente testado. Tal resultado sugere que a metodologia proposta é capaz de proporcionar melhoras significativas em atividades de simulação, disponibilizando modelos numéricos calibrados e consequentemente verificações virtuais mais confiáveis. Palavras-chave: engenharia auxiliada por computador, extensômetros, análise de elementos finitos, medições reais.

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Biografia do Autor

Arthur Larocca, Alpha Serviços de Assessoria Técnica

Engenharia experimental Volvo do Brasil - Durabilidade

Pablo Yugo Yoshiura Kubo, Department of Civil Engineering, University of Campinas, Campinas 13083-852, Brazil

degree/title: Mechanical Engineer, Ph. D research fields: Road superstructure, pavements and permanent way

Cassio Eduardo Lima de Paiva, UNICAMP , University of Campinas, School of Civil Engineering

degree/title: Civil Engineer, Ph. D, Associate Professor research fields: Road superstructure, pavements and permanent way

Glaucio Cararo, Volvo do Brasil

degree/title: Bachelor of Science in Mechanical Engineering research fields: Automotive engineering

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Publicado

2015-08-28

Edição

Seção

Engenharia Mecânica