Compósitos poliméricos reforçados com fibras de PANox e fibras de Aramida

Autores/as

  • Marco Henrique Zangiacomi Universidade Estadual de Campinas
  • Edison Bittencourt Universidade Estadual de Campinas

Resumen

Neste trabalho foram desenvolvidas várias formulações com a intenção de analisar as principais propriedades dos compósitos para utilização em materiais de fricção, dando ao segmento alternativas na produção de materiais livres do asbesto. Foram testadas várias proporções de fibras de PANox e aramida e também a substituição da alumina pela mica, estudando os efeitos destes aditivos nas propriedades específicas do compósito. A confecção das pastilhas de freio seguiu procedimentos e parâmetros utilizados hoje pela indústria, levando-se em consideração o modelo geométrico BPN 222 da BRASFREIOS utilizados em carros médios de passeio. Foram analisadas as principais características que podem afetar a qualidade final de um compósito, como dureza (Gogan), densidade, umidade das fibras e ponto de cura. Foram analisados os principais parâmetros físicos dos compósitos como resistência ao cisalhamento e o coeficiente de fricção, através da bancada de ensaio Krauss, comparando os resultados de teste com os resultados da pastilha de freio comercial. Palavras-Chave: compósitos, asbesto, aramida, fibras de carbono, fricção, desgaste. ABSTRACT New formulations utilizing high modulus fibers, such as aramid and ppanox, were developed with the purpose to analyze properties of the composites obtained , important for use in friction materials, as an alternative to the utilization of asbestos containing materials. The effect of the ratio of the high modulus fibers was studied , as well as the effect of the substitution of alumina for the mica with respect to specific properties of the composites. The fabrication of the tablets followed procedures and parameters used for the automotive industry. The physical parameters of interest, determined in the composites were hardness (Gogan), density, shear strength, point of cure, and the coefficient of friction. The results compared favorably with the characteristics of commercial brake pads. Keywords: composites, asbestos, aramid, carbon fibers, friction, wear.

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Biografía del autor/a

Marco Henrique Zangiacomi, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Engenharia Química, Departamento de Tecnologia de Polímeros

Edison Bittencourt, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Engenharia Química, Departamento de Tecnologia de Polímeros

Publicado

2008-06-13

Número

Sección

Sumário