ANÁLISE DAS REDES DE FLUXO À PACIENTES COM CÂNCER DE PRÓSTATA:

os caminhos para o acesso à assistência oncológica no norte de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v13n1-a2022-67692

Resumo

O câncer de próstata ocorre especificamente em homens, e devido ao aumento da expectativa de vida teve sua incidência intensificada. Esses pacientes se deslocam dos seus municípios em busca de cuidados, para cidades consideradas polos de cuidado oncológico. O objetivo deste estudo é verificar a prevalência do câncer de próstata de pacientes atendidos na macrorregião Norte de Minas Gerais no período de 2017 a 2020, a partir de uma caracterização do tratamento oncológico de próstata na macrorregião de Montes Claros. Questionamos se, os desgastes provocados pelo deslocamento podem impactar no tratamento. A pesquisa baseia-se em uma abordagem quantitativa, exploratória e por meio de uma revisão da literatura e de dados do Painel de Oncologia (2021). A tipologia para o mapeamento adotada, classifica os fluxos de acordo com o número de casos de câncer de próstata. O impacto da doença sobre o indivíduo e a necessidade de manter vínculos com os serviços de saúde podem obrigar o paciente a se mudar, mesmo que temporariamente para as macrorregiões, provocando rupturas de redes sociais de apoio.

Biografia do Autor

  • Jaqueline Rodrigues Aguiar, Universidade Estadual de Montes Claros

    Mestranda em Geografia, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros-MG, Graduação em Enfermagem, Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia, CESESB.

  • Wilian Toneli, Universidade Estadual de Montes Claros

    Doutor do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social da Unimontes, Pós graduado em Gestão da Qualidade pela FGF e Educação à Distância pelo IFNMG. Graduado em Administração pela Funorte, Experiência em indústrias multinacionais (Nestlé e Coca-Cola), atuação junto ao comércio varejista - franquias (Havaianas e Toli Modas) e à empresa ligada ao agronegócio (Biocampo). Atuação como Gestor Operacional, Assistencial e Captação de Recursos em Instituições do 3º Setor, ligadas a assistência de pacientes oncológicos. Atuação como docente em Instituições de ensino superior privada (Rede Educacional Prisma, Funorte/Soebras, Faculdade Prominas e Faculdades Santos Agostinho). Atuação como docente na Universidade Estadual de Montes Claros e no IFNMG - educação presencial e educação à distância.

  • Cleiton Francis Carnielle, Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Superintêndencia Regional de Saúde de Montes Claros/MG

    Bacharel em Enfermagem, Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros, Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Especialista em Gestão Hospitalar pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG e Especialista em Saúde Pública pela Faculdades de Saúde Ibituruna de Montes Claros/MG. Experiência na área de Enfermagem com atuação em Unidade de Atenção Básica de Saúde em Montes Claros/MG, Secretário Adjunto de Saúde em Coração de Jesus/MG. Trabalhei como Enfermeiro Assistente, Coordenador de Enfermagem e Diretor Geral e Administrativo Financeiro na Unidade Hospitalar de Coração de Jesus/MG. Atuei como Especialista em Políticas e Gestão da Saúde no Núcleo de Redes de Atenção a Saúde, Hoje atuo como Coordenador do Núcleo de Regulação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros/MG.

  • Ricardo Henrique Palhares, Universidade Estadual de Montes Claros

    Professor permanente no Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros - PPGEO/ UNIMONTES. Bacharel licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial - PUC Minas (Bolsista CNPq, 2010). Doutor em Geografia - PUC Minas (Bolsista CAPES, 2018). Desde 2018 coordena o Laboratório de Cartografia da UNIMONTES, atuando na área de pesquisa e ensino em Geografia, com ênfase em Geocartografia, Cartografia Digital, Geoprocessamento e Análise Ambiental. Atualmente desenvolve pesquisas na área da Geografia Cultural e da Religião, Patrimônio Cultural e Turismo.

Downloads

Publicado

2022-06-10

Como Citar

ANÁLISE DAS REDES DE FLUXO À PACIENTES COM CÂNCER DE PRÓSTATA: : os caminhos para o acesso à assistência oncológica no norte de Minas Gerais. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 13, n. 1, p. 19–35, 2022. DOI: 10.14393/BGJ-v13n1-a2022-67692. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/67692. Acesso em: 20 abr. 2025.