ANÁLISE DAS REDES DE FLUXO À PACIENTES COM CÂNCER DE PRÓSTATA:

os caminhos para o acesso à assistência oncológica no norte de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v13n1-a2022-67692

Resumo

O câncer de próstata ocorre especificamente em homens, e devido ao aumento da expectativa de vida teve sua incidência intensificada. Esses pacientes se deslocam dos seus municípios em busca de cuidados, para cidades consideradas polos de cuidado oncológico. O objetivo deste estudo é verificar a prevalência do câncer de próstata de pacientes atendidos na macrorregião Norte de Minas Gerais no período de 2017 a 2020, a partir de uma caracterização do tratamento oncológico de próstata na macrorregião de Montes Claros. Questionamos se, os desgastes provocados pelo deslocamento podem impactar no tratamento. A pesquisa baseia-se em uma abordagem quantitativa, exploratória e por meio de uma revisão da literatura e de dados do Painel de Oncologia (2021). A tipologia para o mapeamento adotada, classifica os fluxos de acordo com o número de casos de câncer de próstata. O impacto da doença sobre o indivíduo e a necessidade de manter vínculos com os serviços de saúde podem obrigar o paciente a se mudar, mesmo que temporariamente para as macrorregiões, provocando rupturas de redes sociais de apoio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Rodrigues Aguiar, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda em Geografia, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros-MG, Graduação em Enfermagem, Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia, CESESB.

Wilian Toneli, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social da Unimontes, Pós graduado em Gestão da Qualidade pela FGF e Educação à Distância pelo IFNMG. Graduado em Administração pela Funorte, Experiência em indústrias multinacionais (Nestlé e Coca-Cola), atuação junto ao comércio varejista - franquias (Havaianas e Toli Modas) e à empresa ligada ao agronegócio (Biocampo). Atuação como Gestor Operacional, Assistencial e Captação de Recursos em Instituições do 3º Setor, ligadas a assistência de pacientes oncológicos. Atuação como docente em Instituições de ensino superior privada (Rede Educacional Prisma, Funorte/Soebras, Faculdade Prominas e Faculdades Santos Agostinho). Atuação como docente na Universidade Estadual de Montes Claros e no IFNMG - educação presencial e educação à distância.

Cleiton Francis Carnielle, Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Superintêndencia Regional de Saúde de Montes Claros/MG

Bacharel em Enfermagem, Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros, Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Especialista em Gestão Hospitalar pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG e Especialista em Saúde Pública pela Faculdades de Saúde Ibituruna de Montes Claros/MG. Experiência na área de Enfermagem com atuação em Unidade de Atenção Básica de Saúde em Montes Claros/MG, Secretário Adjunto de Saúde em Coração de Jesus/MG. Trabalhei como Enfermeiro Assistente, Coordenador de Enfermagem e Diretor Geral e Administrativo Financeiro na Unidade Hospitalar de Coração de Jesus/MG. Atuei como Especialista em Políticas e Gestão da Saúde no Núcleo de Redes de Atenção a Saúde, Hoje atuo como Coordenador do Núcleo de Regulação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros/MG.

Ricardo Henrique Palhares, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor permanente no Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros - PPGEO/ UNIMONTES. Bacharel licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial - PUC Minas (Bolsista CNPq, 2010). Doutor em Geografia - PUC Minas (Bolsista CAPES, 2018). Desde 2018 coordena o Laboratório de Cartografia da UNIMONTES, atuando na área de pesquisa e ensino em Geografia, com ênfase em Geocartografia, Cartografia Digital, Geoprocessamento e Análise Ambiental. Atualmente desenvolve pesquisas na área da Geografia Cultural e da Religião, Patrimônio Cultural e Turismo.

Downloads

Publicado

2022-06-10

Como Citar

RODRIGUES AGUIAR, J.; TONELI, W.; FRANCIS CARNIELLE, C.; HENRIQUE PALHARES, R. ANÁLISE DAS REDES DE FLUXO À PACIENTES COM CÂNCER DE PRÓSTATA: : os caminhos para o acesso à assistência oncológica no norte de Minas Gerais. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 13, n. 1, p. 19–35, 2022. DOI: 10.14393/BGJ-v13n1-a2022-67692. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/67692. Acesso em: 17 jul. 2024.