AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS NA PRODUÇÃO DA IMAGEM DE MARINGÁ-PR: CIDADE PLANEJADA PARA QUEM?
DOI:
https://doi.org/10.14393/BGJ-v12n1-a2021-58488Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as desigualdades existentes no espaço urbano de Maringá, considerando variáveis que expressam os aspectos ambientais e sociais, evidenciando as diferenças entre o centro, projetado, inicialmente, como cidade-jardim, e os demais bairros da cidade, sendo o primeiro privilegiado pelos agentes políticos e econômicos, inclusive, por meio do city marketing. Para a análise, foram realizados o mapeamento da temperatura da superfície, do índice de vegetação e da renda salarial da população, a fim de identificar desigualdades socioespaciais entre as diferentes áreas da cidade. A cidade de Maringá foi projetada com uma imagem que retrata o conceito de cidade planejada, o que pode ser justificado pelo uso do city marketing como ferramenta, porém seu desenvolvimento impactou na geração e acentuação das desigualdades, apresentando diferenças entre áreas inseridas no limite do plano inicial e as zonas periféricas, que são dissociadas da proposta inicial do planejamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.