La formación en pensamiento crítico y el razonamiento moral en la Educación Superior

Autores

  • Manuel Marti Vilar Universitat de València (España)
  • Hernan Vargas Villamizar Universidad Antonio Nariño
  • Jorge Eduardo Moncayo Quevedo Universidad Antonio Nariño (Colombia)
  • Juan José Martí Noguera Universidad Antonio Nariño

Resumo

Este artigo produz uma reflexão sobre o ensino superior, a partir de uma perspectiva da psicologia social crítica que tem como base os discursos acerca do objetivo do ensino superior, tanto a partir da UNESCO, como das disposições em matéria de competências e desenvolvimento do raciocínio moral. A preocupação em relação à importância que o ensino superior deveria ter para formar uma cidadania autônoma, com critério próprio, e promover um desenvolvimento da moral posconvencional, tomando nota às declarações de organismos internacionais como a UNESCO, contrasta, como poderá ser visto neste artigo, por meio de referências a modelos de formação de competências, com alguns modelos concebidos para formar profissionais para atender a demanda de recursos humanos para o setor empresarial e se adaptar às necessidades do mercado.

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Biografia do Autor

Manuel Marti Vilar, Universitat de València (España)

Professor titular da Univerisdade de Valencia, departamento de Psicologia Básica

Hernan Vargas Villamizar, Universidad Antonio Nariño

Universidad Antonio Nariño.

Sede Norte Calle 15N#6N-36, Cali (Colombia)

Jorge Eduardo Moncayo Quevedo, Universidad Antonio Nariño (Colombia)

Universidad Antonio Nariño.(Colombia)

Scln 407 Bloco C Apt 101, Asa Norte. Brasilia-Df. (Brasil)

Juan José Martí Noguera, Universidad Antonio Nariño

Universidad Antonio Nariño

(Sede Norte Calle 15N#6N-36, Cali (Colombia)

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Publicado

2014-11-15