Consórcio sorgo-soja. XV. Épocas de semeadura do sorgo, cultivares de soja e sistemas de corte na composição da forragem

Autores

  • Pedro Milanez Rezende Universidade Federal de Lavras
  • Helio Peres de Alcantara Agrônomo
  • Everson Reis Carvalho Universidade Federal de Lavras
  • Alexandre Martins Abdão dos Passos Universidade Federal de Lavras
  • Marco Aurélio Figueiredo Santana Dourado Universidade Federal de Lavras

Resumo

Com o objetivo de avaliar sistemas de corte, épocas de semeadura e cultivares de soja no consórcio das culturas de sorgo e soja na entrelinha, na composição da forragem, foi instalado em Lavras-MG, no Departamento de Agricultura da UFLA, um ensaio em blocos casualizados em esquema fatorial 5x3x3, compreendendo cinco épocas de semeadura do sorgo, três cultivares de soja e três sistemas de corte. As épocas de semeadura, alteraram significativamente a composição mineral (P, K, Ca e Mg) com rendimentos decrescentes à medida que atrasava a semeadura. As cultivares de soja proporcionaram aumentou no acúmulo de nutrientes. O sistema de corte rente ao solo apresentou maiores rendimentos dos minerais analisados (P, K, Ca e Mg). No sistema consorciado foi observada forragem mais rica em nutrientes em relação ao monocultivo do sorgo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-10-27

Como Citar

REZENDE, P.M., ALCANTARA, H.P. de, CARVALHO, E.R., PASSOS, A.M.A. dos e DOURADO, M.A.F.S., 2010. Consórcio sorgo-soja. XV. Épocas de semeadura do sorgo, cultivares de soja e sistemas de corte na composição da forragem . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 5, pp. 779–788. [Accessed26 dezembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7200.

Edição

Seção

Ciências Agrárias