Observações sobre abelhas sem ferrão (Hymenoptera: meliponini) coletoras de látex em Abricó do Pará Mammea americana (L.) Jacq. (Clusiaceae) Manaus, Estado do Amazonas, Brasil

Autores

  • Cristiane Dias Pereira Pós-graduação em Entomologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, M
  • Jamil Tannús-Neto Pós-graduação em Entomologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, M

Palavras-chave:

Abelhas sem ferrão, Meliponini, produtos vegetais, Trigona recursa, Trigona williana.

Resumo

O conhecimento das espécies de plantas utilizado pelas abelhas sem ferrão é primordial para a manutenção das mesmas. O objetivo deste trabalho foi verificar as espécies de abelhas que coletam o látex e os padrões de abundância em Mammea americana (Guttiferae). O estudo foi conduzido no Bosque da Ciência, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, em Manaus-AM. A comunidade de abelhas foi representada por Trigona williana e T. recursa. A espécie presente em maior abundância foi T. recursa (89,4%). Estas abelhas coletam o látex para proteger o ninho contra possíveis inquilinos e predadores, devido, provavelmente, a sua ação inseticida e antimicrobiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-16

Como Citar

PEREIRA, C.D. e TANNÚS-NETO, J., 2009. Observações sobre abelhas sem ferrão (Hymenoptera: meliponini) coletoras de látex em Abricó do Pará Mammea americana (L.) Jacq. (Clusiaceae) Manaus, Estado do Amazonas, Brasil . Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 6. [Accessed27 julho 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7025.

Edição

Seção

Ciências Biológicas