Limitações nutricionais para o crescimento de mudas de graviola em casa de vegetação em latossolo vermelho distrófico do norte de Minas Gerais

Autores

  • Enilson de Barros Silva, Múcio Magno de Melo Farnezi

Palavras-chave:

Nutrição de plantas/fruticultura

Resumo

Pontos importantes ainda a ser estudado é a fertilização das espécies frutíferas exóticas. Entretanto, depende de um melhor conhecimento das exigências nutricionais das espécies a serem utilizadas. Com o objetivo de avaliar as exigências nutricionais e os efeitos da omissão de nutrientes no crescimento de plantas de graviola, conduziu-se um experimento em casa de vegetação. Tendo como substrato um Latossolo Vermelho de baixa disponibilidade de nutrientes utilizaram-se 10 tratamentos, sob a técnica do nutriente faltante: Completo (adubado com N, P, K, Ca, Mg, S, B e Zn), Testemunha (solo natural) e a omissão de um nutriente por vez (-N, -P, -K, -Ca, -Mg, -S, -B e -Zn). Foram avaliadas as seguintes características: altura, diâmetro, peso de matéria seca da parte aérea e de raízes e teor de nutrientes na matéria seca da parte aérea, concluindo-se que: o N, P, Ca e Mg mostraram-se limitantes ao crescimento em solo com pequena disponibilidade. A graviola apresentou uma pequena demanda nutricional para K, S, B e Zn, estando a disponibilidade original do solo estudado próximo as exigências nesta fase. A disponibilidade de B e Zn no solo adubado com estes micronutrientes foram superiores às exigências das plantas, que apresentaram sintomas de toxidez ou desequilíbrio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-16

Como Citar

SILVA, MÚCIO MAGNO DE MELO FARNEZI, E. de B., 2009. Limitações nutricionais para o crescimento de mudas de graviola em casa de vegetação em latossolo vermelho distrófico do norte de Minas Gerais . Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 6. [Accessed22 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7004.

Edição

Seção

Ciências Agrárias