Comportamento de cultivares de trigo em diferentes densidades de semeadura sob irrigação indicadas para a região do Brasil central

Autores

  • Cleyton Batista de Alvarenga MSc Universidade Federal de Uberlândia
  • Joaquim Soares Sobrinho Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (EMBRAPA)
  • Erisson Moura dos Santos Estudante agronomia Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Trigo, Densidade, Espaçamento, Stand

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da densidade de semeadura para a cultura do trigo, utilizando cinco cultivares indicadas para a região do Brasil Central. O experimento foi instalado na fazenda Rio Brilhante no Município de Coromandel, utilizando-se as cultivares de trigo Embrapa 22, Embrapa 42, BRS 210, BRS 254 e BRS 264, semeadas nas densidades de 150, 300, 450 e 600 sementes aptas por m2. As parcelas constituíram-se de 5 linhas de 6 metros e a área útil foi de 3 linhas de 2,5 metros, perfazendo uma área de 1,5m2. O experimento constituiu-se num fatorial com blocos ao acaso e quatro repetições. A semeadura realizou-se em maio de 2006 e a colheita em setembro do mesmo ano. Neste período de condução da lavoura avaliou-se o stand final de plantas e após a colheita, as características de rendimento de grãos, peso de mil sementes, espiguetas férteis e estéreis e peso do hectolitro. Os resultados encontrados neste experimento mostraram que não há interferência significativa da densidade nas características acima relacionadas exceto para peso hectolitro. Entretanto estes resultados são de apenas uma safra sendo assim, recomenda-se a realização de mais estudos para a determinação da quantidade ideal de sementes nesta condição de cultivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-10-30

Como Citar

BATISTA DE ALVARENGA, C., SOARES SOBRINHO, J. e MOURA DOS SANTOS, E., 2009. Comportamento de cultivares de trigo em diferentes densidades de semeadura sob irrigação indicadas para a região do Brasil central . Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 5. [Accessed22 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6992.

Edição

Seção

Ciências Agrárias