Comportamento de genótipos de trigo cultivados nos cerrados do Brasil central, em diferentes municípios do estado de Minas Gerais

Autores

  • Cleyton Batista de Alvarenga MSc Universidade Federal de Uberlândia
  • Joaquim Soares Sobrinho EMBRAPA SNT- Trigo
  • Paulimar Batista de Alvarenga

Palavras-chave:

Cultivares, Linhagens, Trigo, Cerrado

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a produtividade de genótipos de trigo (Triticum aestivum L.), quanto ao rendimento de grãos em três ambientes de Minas Gerais. Foram avaliados vinte e três genótipos, sendo três testemunhas, quinze linhagens e cinco cultivares obsoletas. Os experimentos foram realizados no ano agrícola de 2006, nos seguintes locais: Perdizes, Coromandel e Unaí; o delineamento experimental foi de blocos ao acaso com quatro repetições. As semeaduras foram realizadas nas datas 27 e 28 de maio de 2006 em Coromandel e Perdizes respectivamente e 06 de junho de 2006 em Unaí. As colheitas foram realizadas nos dias 01, 04, e 06 de outubro de 2006 em Coromandel, Perdizes e Unaí respectivamente. Os resultados observados permitem concluir que o melhor ambiente sob irrigação para a expressão da característica rendimento do trigo foi Coromandel, isso provavelmente se deve às temperaturas mais amenas predominantes neste local, resultante de sua maior altitude. Em Perdizes, Coromandel e Unaí, os melhores genótipos foram respectivamente as linhagens CPAC 97101; PF 91627 e a testemunha BRS 207.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-10-30

Como Citar

BATISTA DE ALVARENGA, C., SOARES SOBRINHO, J. e BATISTA DE ALVARENGA, P., 2009. Comportamento de genótipos de trigo cultivados nos cerrados do Brasil central, em diferentes municípios do estado de Minas Gerais . Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 5. [Accessed26 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6991.

Edição

Seção

Ciências Agrárias