Crescimento de tomateiro após tratamento de mudas com Bacillus subtilis e Carbofuran / Growth of tomato after treatment of plants with Bacillus subtilis and carbofuran

Autores

  • Fábio Fernando de Araújo
  • Marlon Henrique Marquezi de Carvalho

Resumo

O presente trabalho teve como finalidade avaliar parâmetros relacionados com o crescimento e produção de tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.) submetidos à ação da rizobactéria Bacillus subtilis. A hipótese testada foi a de que Bacillus subtilis produz antibióticos e hormônios vegetais podendo assim propocionar antagonismos a fitopatógenos de solo e alterar o crescimento da planta. Para avaliar esta hipótese foi desenvolvido em casa de vegetação um experimento durante 85 dias com cultivo de tomate tratado com B. subtilis. As plantas foram tratadas com Bacillus subtilis e carbofuran efetivados pela adição dos produtos diretamente no solo na região em volta do caule do tomateiro no momento do transplante das mudas. Para avaliação do crescimento das plantas foi medida a altura das plantas aos 40 e 70 dias de condução do experimento. A avaliação de produtividade foi efetuada mediante contagem de pendões florais, número e peso de frutos maduros aos 85 dias. O tratamento com Bacillus subtilis aumentou a massa fresca da parte aérea e produção de frutos, mas reduziu a massa fresca de raízes quando comparado com a testemunha. Foi observado também o aumento de frutos maduros no tratamento com a rizobactéria, podendo com isto ser sugerido que B. subtilis atuou como biorregulador de crescimento em tomate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Fernando de Araújo

Docente da faculdade de ciências agrárias da UNOESTE, doutor em proteção de plantas pela UNESP.

Downloads

Publicado

2009-08-26

Como Citar

ARAÚJO, F.F. de e CARVALHO, M.H.M. de, 2009. Crescimento de tomateiro após tratamento de mudas com Bacillus subtilis e Carbofuran / Growth of tomato after treatment of plants with Bacillus subtilis and carbofuran. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 4. [Accessed25 dezembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6953.

Edição

Seção

Ciências Agrárias