Caracterização genética de estoques de Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1836) (Characiformes: Prochilodontidae), utilizados em programas de repovoamento: importância para a conservação da Ictiofauna e do ecossistema

Autores

  • Nelson Maurício Lopera Barrero Universidade Estadual de Maringá
  • Ricardo Pereira Ribeiro Universidade Estadual de Maringá
  • Lauro Vargas Universidade Estadual de Maringá
  • Jayme Aparecido Povh Universidade Estadual de Maringá
  • Patrícia Cristina Gomes Universidade Estadual de Maringá
  • Claudete Aparecida Mangolin Universidade Estadual de Maringá
  • Karla Marielli Oliveira Boso Universidade Estadual de Maringá
  • Thiago Gualda Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Curimba, Genética da conservação, Variabilidade genética, Peixe, RAPD.

Resumo

Alterações ambientais provocadas pelas mudanças climáticas e principalmente por ações humanas têm reduzido populações naturais de peixes nos últimos anos. Os programas de repovoamento têm sido utilizados como forma de conservação, porém, sem uma correta orientação científica essas medidas podem gerar distúrbios sobre a diversidade genética da ictiofauna e sobre o ecossistema. O objetivo deste estudo foi analisar a diversidade genética de dois estoques de alevinos de Prochilodus lineatus utilizados em programas de repovoamento, mediante o marcador molecular RAPD. Foram analisados 60 alevinos (estoque A e B) de uma piscicultura localizada no município de Rolândia, PR (Brasil). Os sete iniciadores selecionados produziram um total de 77 fragmentos, dos quais 81,82% foram polimórficos. Os valores de variabilidade genética estimados pela porcentagem de fragmentos polimórficos (A= 83,12%; B= 81,82%) e pelo índice de diversidade genética de Shannon (A= 0,473; B= 0,463) mostraram que não existe uma alta diferenciação genética entre os dois estoques, possivelmente devido ao efeito fundador e ao manejo reprodutivo. Este resultado foi corroborado com o valor de Gst (0,043), do dendrograma e da distância e identidade genética (0,967 e 0,034) que mostram uma baixa diferenciação genética entre eles. Os resultados deste estudo possibilitarão o correto manejo reprodutivo e genético dos estoques e a orientação objetiva de programas de repovoamento, permitindo a conservação da ictiofauna e dos ecossistemas impactados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-03

Como Citar

LOPERA BARRERO, N.M., PEREIRA RIBEIRO, R., VARGAS, L., POVH, J.A., GOMES, P.C., MANGOLIN, C.A., OLIVEIRA BOSO, K.M. e GUALDA, T., 2008. Caracterização genética de estoques de Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1836) (Characiformes: Prochilodontidae), utilizados em programas de repovoamento: importância para a conservação da Ictiofauna e do ecossistema. Bioscience Journal [online], vol. 24, no. 4. [Accessed21 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6914.

Edição

Seção

Artigos