Influência de substratos e do armazenamento de sementes sobre a emergência e crescimento de plântulas de Araticum (Annonaceae)
Palavras-chave:
Fruta nativa, Cerrado, Germinação, Desenvolvimento.Resumo
Fruta nativa do cerrado, o araticum está entre as espécies prioritárias deste bioma. Apesar de sua importância, há poucas informações sobre o efeito de substratos, germinação de sementes estocadas, e desenvolvimento inicial de plântulas. O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito de diferentes substratos sobre a emergência das sementes e descrever o crescimento inicial do araticum. O experimento foi instalado sob condições naturais de campo, com delineamento em blocos completos ao acaso, com onze tratamentos e três repetições. Foram coletados dados de germinação e matéria seca durante o período experimental. Foi feita a análise exploratória dos dados, aplicou-se o teste não-paramétrico de Quade e as correlações cabíveis. A análise dos dados revelou que não houve diferença estatística entre os substratos, pelo teste de Quade; o araticum tende a estabelecer bancos persistentes de sementes e apresenta germinação polimodal. O crescimento nos primeiros 245 dias após a semeadura tem comportamento linear.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-01-02
Como Citar
ROBSON MELO CAVALCANTE, T., VELOSO NAVES, R., ROCHA BRAGA FILHO, J. e BORGES SILVA, L., 2008. Influência de substratos e do armazenamento de sementes sobre a emergência e crescimento de plântulas de Araticum (Annonaceae). Bioscience Journal [online], vol. 23, no. 4. [Accessed22 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6909.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2008 Tadeu Robson Melo Cavalcante, Ronaldo Veloso Naves, Juracy Rocha Braga Filho, Luciana Borges Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.