Anatomia do tubo digestório de Leporinus macrocephalus Garavello & Britski, 1988 (Characiformes, Anostomidae) em relação ao seu habita alimentar

Autores

  • Sirlene Souza Rodrigues
  • Rodrigo Diana Navarro
  • Eliane Menin

Palavras-chave:

Leporinus macrocephalus, Piauçu, anatomia, tubo digestório, pregas da mucosa

Resumo

Visando relacionar características anatômicas do tubo digestório de Leporinus macrocephalus com seu hábito alimentar onívoro, foram analisados 20 exemplares desta espécie, com 22 a 28cm de comprimento-padrão. A anatomia do tubo digestório de L. macrocephalus é, em geral, semelhante a dos demais Anostomidae. O esôfago é curto e cilíndrico; o estômago é do tipo cecal em "Yâ€?; o intestino médio apresenta arranjo em "Nâ€?; e o intestino posterior é retilíneo e longo, sem valva e esfíncter íleorretais. O padrão de pregas da mucosa dos órgãos digestórios favorece as suas respectivas funções: no esôfago permite a distensão e facilita a passagem do alimento; no estômago, permite a distensibilidade da parede para recepção e armazenamento do alimento nas regiões cárdica e cecal, além do esvaziamento gástrico pela região pilórica; nas alças intestinais resulta em aumento da superfície, maior distensibilidade da parede intestinal, retardo no tempo de passagem do bolo alimentar e, conseqüentemente, maior exposição às enzimas digestivas e maior taxa de absorção dos nutrientes; e no intestino posterior, anteriormente ao ânus, permite a condução do bolo fecal e a sua expulsão do tubo digestório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-09-17

Como Citar

SOUZA RODRIGUES, S., DIANA NAVARRO, R. e MENIN, E., 2008. Anatomia do tubo digestório de Leporinus macrocephalus Garavello & Britski, 1988 (Characiformes, Anostomidae) em relação ao seu habita alimentar. Bioscience Journal [online], vol. 24, no. 3. [Accessed22 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6860.

Edição

Seção

Artigos