Avaliação do potencial alelopático do extrato metanólico obtido das folhas de Caryocar brasiliense CAMB. (Pequi) na inibição do desenvolvimento da raiz em sementes de Panicum maximum)
Palavras-chave:
alelopatia, pequi, herbicidas naturaisResumo
No presente trabalho foi estudado o potencial alelopático do extrato metanólico das folhas de Caryocar brasiliense Camb. (pequi) com o propósito de avaliar sua eficiência em relação a inibição na germinação de sementes de Panicum maximum. Foi obtido o extrato bruto das folhas e, o mesmo, foi sucessivamente fracionado por cromatografia em coluna usando solventes com diferentes polaridades. Foram realizados testes de germinação utilizando soluções dos extratos em diferentes concentrações com fotoperíodo de 10 hs por 7 dias. Os resultados comprovaram a ação inibitória dos extratos em diferentes concentrações sobre a germinação de sementes de Panicum maximum, com valores de inibição variando de 50 % até 75%. A melhor concentração para o presente trabalho foi a de 150 ppm. Desta forma, confirmou-se um potencial alelopático satisfatório do extrato metanólico das folhas de pequi.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-09-17
Como Citar
FLÁVIA SILVA DIAS MOREIRA, P., RODRIGUES DE SOUZA, D. e GONZALO HERNANDEZ TERRONES, M., 2008. Avaliação do potencial alelopático do extrato metanólico obtido das folhas de Caryocar brasiliense CAMB. (Pequi) na inibição do desenvolvimento da raiz em sementes de Panicum maximum). Bioscience Journal [online], vol. 24, no. 3. [Accessed23 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6850.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2008 Patrícia Flávia Silva Dias Moreira, Danilo Rodrigues de Souza, Manuel Gonzalo Hernandez Terrones
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.