Composição florística, riqueza e diversidade de um cerrado Sensu stricto no sudeste do estado de Goiás

Autores

  • Fabrício Alvim Carvalho UnB
  • Victor Hugo Paula Rodrigues
  • Ricardo Vargas Kilca
  • Ariane Souza Siqueira
  • Glein Monteiro Araújo UFU
  • Ivan Schiavini UFU

Palavras-chave:

Cerrado, Flora lenhosa, Parque Estadual da Serra de Caldas Novas.

Resumo

O cerrado sensu stricto ocupa cerca de 70% do bioma Cerrado. Embora já exista considerável conhecimento sobre esta fisionomia, a região sudeste do estado de Goiás ainda carece de informações. O objetivo deste trabalho foi analisar a riqueza, diversidade e composição da flora lenhosa de um trecho de cerrado sensu stricto no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCAN), no sudeste de Goiás. Foram alocadas aleatoriamente 10 parcelas de 20 x 20 m em um trecho de 4 km2 de cerrado sensu stricto no PESCAN. Todos os indivíduos com DB  5 cm (diâmetro a 30 cm do solo) foram identificados e medidos quanto ao DB. Ao todo foram amostrados 643 indivíduos (1608 ind.ha-1) de 33 famílias e 79 espécies. As famílias com maior riqueza de espécies foram: Fabaceae (16 espécies), Vochysiaceae (6), Malpighiaceae e Myrtaceae (5). A diversidade alfa (H' = 3,82 nats.ind.-1; J = 0,88) foi superior à encontrada em outras áreas de cerrado sensu stricto de GO e DF. A riqueza de espécies lenhosas no cerrado sensu stricto raramente ultrapassa a cota de 100 espécies por hectare. Portanto, o registro de 79 espécies em área amostral de 0,4 hectare coloca o cerrado sensu stricto do PESCAN dentre os mais ricos do bioma Cerrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Alvim Carvalho, UnB

Fabrício Alvim Carvalho é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2001), mestre em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005) e atualmente cursa o doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ecologia terrestre, com ênfase em Ecologia de Comunidades e Ecologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação, composição florística e fitossociologia, dinâmica, fragmentação florestal, Floresta Ombrófila, Floresta Estacional, Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado.

Victor Hugo Paula Rodrigues

Aluno de Mestrado - Programa de pós-graduação em Ecologia e Recursos naturais

Ricardo Vargas Kilca

Aluno de Mestrado - Programa de pós-graduação em Ecologia e Recursos naturais

Ariane Souza Siqueira

Aluno de Mestrado - Programa de pós-graduação em Ecologia e Recursos naturais

Glein Monteiro Araújo, UFU

Docente - Programa de pós-graduação em Ecologia e Recursos naturais, Universidade Federal de Uberlandia

Ivan Schiavini, UFU

Docente - Programa de pós-graduação em Ecologia e Recursos naturais, Universidade Federal de Uberlandia

Downloads

Publicado

2008-12-03

Como Citar

ALVIM CARVALHO, F., HUGO PAULA RODRIGUES, V., VARGAS KILCA, R., SOUZA SIQUEIRA, A., MONTEIRO ARAÚJO, G. e SCHIAVINI, I., 2008. Composição florística, riqueza e diversidade de um cerrado Sensu stricto no sudeste do estado de Goiás. Bioscience Journal [online], vol. 24, no. 4. [Accessed24 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6769.

Edição

Seção

Artigos