Distribuição espacial de uma população de Vernonia aurea Mart. ex Dc. (Asteraceae) em um fragmento de cerradao no município de Caiapônia, GO, Brasil

Autores

  • Matheus de Souza Lima-Ribeiro UFG
  • Edno Cruz do Prado Agencia Rural-GO

Palavras-chave:

Ecologia de populacoes, estrutura espacial, Dinamica populacional, Planalto Central brasileiro, Assa-peixe.

Resumo

Os estudos sobre a estrutura espacial de populações são importantes para a estimativa de alguns parâmetros genéticos populacionais, como por exemplo a taxa de cruzamento. O objetivo deste estudo foi identificar a estrutura espacial de uma população de Vernonia aurea (Asteraceae) em dois ambientes de um fragmento de Cerradão no sudoeste goiano. Foram demarcadas 400 parcelas de 0,3 x 0,3 m ("quadratsâ€? de 0,09 m2) em duas áreas de 6x3 m previamente definidas, correspondentes ao interior e à borda do fragmento, onde foram contados todos os indivíduos da espécie em questão. Para detectar o padrão espacial da população, foram utilizadas a Distribuição de Poisson (para padrão aleatório) e a Distribuição Binomial Negativa (para padrão agregado), bem como a razão variância/média (I) e o coeficiente de Green (Ig). Foi encontrado um padrão de distribuição espacial agregado para a população de V. aurea, com índices de dispersão menores no interior do fragmento (I = 1,53, d = 4,78 e Ig = 0,0021) quando comparados aos da borda (I = 2,00, d = 8,28 e Ig = 0,0026). Isto deveu-se, possivelmente, às diferenças ambientais encontradas nos dois ambientes, causadas pelos efeitos de borda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-09-18

Como Citar

DE SOUZA LIMA-RIBEIRO, M. e CRUZ DO PRADO, E., 2007. Distribuição espacial de uma população de Vernonia aurea Mart. ex Dc. (Asteraceae) em um fragmento de cerradao no município de Caiapônia, GO, Brasil. Bioscience Journal [online], vol. 23, no. 3. [Accessed2 janeiro 2025]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6704.

Edição

Seção

Artigos