Produção de fitomassa de diferentes espécies, isoladas e consorciadas, com potencial de utilização para cobertura do solo

Autores

  • Luiz Antonio Silva Menezes Cefet-Rio Verde
  • Wilson Mozena Leandro UFG
  • Juarez Patricio de Oliveira Júnior UFG
  • Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira Embrapa_Algodao
  • João das Graças Santana Cefet-Rio Verde
  • Rosana Gonçalves Barros UEG

Palavras-chave:

Biomassa, Leguminosas, Adubos verdes.

Resumo

O sistema de plantio direto constitui uma alternativa para atingir a sustentabilidade da agricultura. Uma premissa para sua aplicação, sob as condições agroecológicas do cerrado, é a produção de fitomassa para propiciar uma boa cobertura do solo. Com o objetivo de avaliar a produção de fitomassa de diferentes coberturas de solo, isoladas e consociadas foi instalado um experimento, na Fazenda Experimental do Campus II da UFG, no município de Goiânia-GO na safra 2002/2003, num Latossolo Vermelho, textura argilosa distroférrico. Após 90 dias de desenvolvimento vegetativo as plantas foram cortadas rente ao solo e pesadas após secagem a peso constante (massa de matéria seca). Das coberturas isoladas as que proporcionaram maiores produções de fitomassa seca foi o Sorgo graífero, seguido do Capim-pé-de-galinha, crotalária e Braquiária. A consorciação Milheto + Crotalária proporcionou incremento na produção de fitomassa (maior que as espécies isoladas).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-02-27

Como Citar

ANTONIO SILVA MENEZES, L., MOZENA LEANDRO, W., PATRICIO DE OLIVEIRA JÚNIOR, J., CUNHA DE BARCELLOS FERREIRA, A., DAS GRAÇAS SANTANA, J. e GONÇALVES BARROS, R., 2009. Produção de fitomassa de diferentes espécies, isoladas e consorciadas, com potencial de utilização para cobertura do solo. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 1. [Accessed22 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6657.

Edição

Seção

Artigos