Inibicao de apoptose e retardo da maturacao placentaria: um provavel mecanismo da retencao placentaria na brucelose bovina (revisao de literatura)
Palavras-chave:
Apoptose, Brucelose, Retencao de placenta.Resumo
A brucelose é uma doença de grande importância em saúde pública, causa grande perda de produtividade em rebanhos bovinos, além de prejuízos em decorrência das barreiras sanitárias no mercado internacional. No bovino, a brucelose induz aborto, mortalidade neonatal, placentite necrotizante e retenção de placenta. Como tecidos em necrose usualmente são friáveis, seria esperado que a placenta se desprendesse mais rapidamente e não ficasse retida em decorrência da placentite necrotizante na brucelose. Há evidências de que bactérias do gênero Brucella inibem a apoptose ao infectar determinados tipos celulares. A Brucella abortus tem a habilidade de infectar e se multiplicar no trofoblasto. A expulsão adequada da placenta no momento do parto depende da maturação deste órgão, que decorre da diminuição da celularidade e da ocorrência de apoptose nos tecidos fetal e materno. Propõe-se aqui que a Brucella abortus, direta ou indiretamente, iniba a apoptose de células placentárias e, conseqüentemente, retarde a maturação placentária. Esse fato poderia explicar melhor a retenção placentária que se desenvolve na brucelose bovina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-07-20
Como Citar
KELLY DE OLIVEIRA LUQUESI MECA, K., CESAR VASCONCELOS, A. e MORO, L., 2006. Inibicao de apoptose e retardo da maturacao placentaria: um provavel mecanismo da retencao placentaria na brucelose bovina (revisao de literatura). Bioscience Journal [online], vol. 22, no. 1. [Accessed22 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6653.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2006 Karina Kelly de Oliveira Luquesi Meca, Anilton Cesar Vasconcelos, Luciana Moro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.