Avaliação de atributos físicos do substrato de casca de arroz (Oryza sativa L.) carbonizada e tratada com polímeros hidrofílicos sintéticos

Autores

  • Maria Alice Vieira UFU
  • Eloy Antonio Pauletto

Palavras-chave:

Densidade, Porosidade, Espaço de aeração, Disponibilidade de agua.

Resumo

Produtos formulados com polímeros hidroabsorventes, fertilizantes e estimuladores de crescimento têm apresentado respostas positivas no condicionamento de substratos, em vários tipos de cultivo hortícolas, principalmente na floricultura. Neste trabalho, realizado em Pelotas-RS, avaliou-se o efeito de um tipo de polímero condicionador (PC) sobre os atributos físicos da casca de arroz carbonizada (CAC). Foram testadas as concentrações de 2,5; 5,0; 7,5 e 10,0 g L-1 do PC . As avaliações se basearam no trabalho clássico de BOODT & VERDONCK (1972) e os procedimentos laboratoriais na metodologia descrita por TROMBETTA et al.(1992). Concluiu-se que a adição do polímero condicionador à CAC aumenta a porosidade total na concentração de 10,0 g L-1, diminui o espaço aéreo a partir da concentração de 7,5 g L-1, não afeta a disponibilidade hídrica e proporciona aumento do volume de água de reserva do substrato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-02-27

Como Citar

ALICE VIEIRA, M. e ANTONIO PAULETTO, E., 2009. Avaliação de atributos físicos do substrato de casca de arroz (Oryza sativa L.) carbonizada e tratada com polímeros hidrofílicos sintéticos. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 1. [Accessed22 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6631.

Edição

Seção

Artigos