Especificidade de hospedeiros por Struthanthus polyanthus (Loranthaceae) em uma área de cerrado do parque estadual da serra de Caldas Novas, GO, Brasil

Autores

  • Rafael Arruda UFU
  • Lucelia Nobre Carvalho UFU

Palavras-chave:

Hemiparasitismo, Interacao hemiparasita-hospedeiro, Arquitetura da planta.

Resumo

Para verificar se havia especificidade de hospedeiros por Struthanthus polyanthus em uma área de cerrado, registrou-se a sua ocorrência e relação com as espécies hospedeiras no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas-GO. Durante o mês de outubro de 2002, a área foi percorrida registrando-se a ocorrência de S. polyanthus, classificando os galhos em horizontal ou vertical, e a casca foi categorizada de acordo com a suberosidade. Foram encontradas nove espécies parasitadas por S. polyanthus, sendo que Kielmeyera coriacea e Styrax ferrugineus apresentaram as maiores abundâncias relativas. A ocorrência de S. polyanthus foi maior em galhos horizontais. E, ambos os galhos horizontais com casca mais lisa e verticais com casca mais suberosa apresentaram uma maior freqüência de fixação do hemiparasita. Estes resultados sugerem que a arquitetura e a suberosidade do galho dos hospedeiros possivelmente influencia a relação de especificidade de S. polyanthus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-04-20

Como Citar

ARRUDA, R. e CARVALHO, L.N., 2006. Especificidade de hospedeiros por Struthanthus polyanthus (Loranthaceae) em uma área de cerrado do parque estadual da serra de Caldas Novas, GO, Brasil. Bioscience Journal [online], vol. 20, no. 2. [Accessed5 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6534.

Edição

Seção

Artigos