Enxerto autologo de pele em malha, com espessura completa, na reparação de feridas carpometacarpianas de caes. avaliacao microscopica a irradiacao laser AsGa.

Autores

  • Carlos Breno Viana Paim UFSM
  • Alceu Gaspar Raiser UFSM
  • Dominguita Luhers Graca UFSM

Palavras-chave:

Laser AsGa, Ferida cutanea, Enxertos de pele, Caes.

Resumo

Feridas nas extremidades dos membros freqüentemente requerem o uso de enxertos para reparação. O objetivo deste estudo foi avaliar histologicamente os efeitos da radiação laser AsGa, em enxertos autólogos de pele, em malha, com espessura completa, na reparação de feridas cirúrgicas carpometacarpianas limpas, bilaterais de cães. A região doadora foi a parede costolateral. O tratamento laser foi realizado em 20 enxertos, no membro torácico esquerdo, imediatamente após a transplantação, perdurando por dez dias. A terapia laser AsGa modulou e acelerou a maturação do colágeno, produzindo incorporação de melhor qualidade do enxerto ao seu leito receptor quando esse foi comparado ao contra-lateral, dez e vinte dias após a enxertia. UNITERMOS: Laser AsGa; Ferida cutânea; Enxertos de pele; Cães.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-04-03

Como Citar

VIANA PAIM, C.B., RAISER, A.G. e GRACA, D.L., 2006. Enxerto autologo de pele em malha, com espessura completa, na reparação de feridas carpometacarpianas de caes. avaliacao microscopica a irradiacao laser AsGa. Bioscience Journal [online], vol. 19, no. 3. [Accessed26 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6477.

Edição

Seção

Artigos