Concentração de micronutrientes e características bioquímicas de progênies de cafeeiros (Coffea arabica l.) eficientes no uso de zinco

Autores

  • André Vinícius Zabini
  • Herminia Emilia Prieto Martinez
  • Fernando Luiz Finger
  • Camila Andrade Silva

Palavras-chave:

Eficiência nutricional, Micronutrientes, Clorofilas, Compostos indólicos.

Resumo

O zinco participa ativamente no metabolismo vegetal como constituinte e ativador de várias enzimas, e cultivares da mesma espécie podem diferir para as características fisiológicas dependentes de zinco. Com o objetivo de caracterizar quatro progênies de cafeeiros divergentes na eficiência nutricional para zinco, na fase de muda, foi realizado um experimento fatorial 4 x 2 (4 progênies de cafeeiros e duas concentrações de zinco) no delineamento inteiramente ao acaso com quatro repetições. As mudas dos cafeeiros foram cultivadas por 10 meses em casa de vegetação, em solução nutritiva com e sem zinco. Avaliou-se a concentração de zinco, ferro, cobre e manganês, os teores de pigmentos e de compostos indólicos nas folhas dos cafeeiros. As progênies de cafeeiros diferiram na absorção de micronutrientes e na concentração de pigmentos e compostos indólicos. A eficiência nutricional para zinco em mudas de cafeeiros não depende de altas concentrações foliares de micronutrientes, pigmentos e compostos indólicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-01-02

Como Citar

ZABINI, A.V., PRIETO MARTINEZ, H.E., FINGER, F.L. e SILVA, C.A., 2008. Concentração de micronutrientes e características bioquímicas de progênies de cafeeiros (Coffea arabica l.) eficientes no uso de zinco. Bioscience Journal [online], vol. 23, no. 4. [Accessed22 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6427.

Edição

Seção

Artigos