Avaliação da pasta de carvacrol como medicação endodôntica associada à fotobiomodulação a laser no reparo tecidual: um estudo experimental em ratos

Autores

  • Ismário Silva Meneses Universidade Federal de Sergipe
  • Ricardo Luiz Cavalcanti de Albuquerque Júnior Universidade Tiradentes
  • Felipe de Souza Matos Universidade Federal de Uberlândia
  • Aline Aragão Pereira Macedo Universidade Federal de Sergipe
  • Adriano Antunes de Souza Araújo Universidade Federal de Sergipe
  • Talita Dionízio Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Nayara Santos Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Luiz Renato Paranhos Universidade Federal de Uberlândia
  • Lucindo José Quintans-Júnior Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Amália Gonzaga Ribeiro Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n5a2020-50349

Palavras-chave:

Materiais biocompatíveis., Carvacrol., Endodontia, Terapia a laser., Cicatrização de feridas.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a reação tecidual causada pela pasta de carvacrol associada ou não à fotobiomodulação a laser (LPBM) a λ660 nm no tecido subcutâneo de ratos. Sessenta ratos Wistar foram divididos em quatro grupos e receberam as seguintes intervenções: implantação subcutânea de tubos de polietileno vazios (CTR); implantação de tubos contendo pasta de carvacrol (CVC); implantação de tubos vazios e LPBM (LLLT); implantação de tubos contendo pasta de carvacrol e LPBM (CVCLT). Os animais foram eutanasiados aos 03, 08 e 15 dias após a cirurgia. A reação inflamatória e a fibroplasia foram analisadas histologicamente. Diferenças significativas entre os grupos foram determinadas pelo teste ANOVA e teste de Tukey (p<0,05). No período de três dias, o grupo CVCLT apresentou menor infiltração inflamatória (p<0,01). No período de 8 e 15 dias, os grupos LLLT e CVCLT apresentaram menor quantidade de infiltrado inflamatório linfocitário (p<0,01 e p<0,05). Em relação à formação de tecido fibroso, o grupo CVC apresentou maior formação de colágeno tipo III no período de 8 dias (p<0,001). No período de 15 dias, o grupo CVCLT apresentou menor formação de colágeno tipo I em relação aos grupos CTR e LLLT (p<0,05). O uso da pasta de carvacrol associado à fotobiomodulação a laser otimiza o período inflamatório e o reparo tecidual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

ISMÁRIO SILVA MENESES, RICARDO LUIZ CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE JÚNIOR, MATOS, F. de S., ALINE ARAGÃO PEREIRA MACEDO, ADRIANO ANTUNES DE SOUZA ARAÚJO, SANTOS, T.D.., NAYARA SANTOS SOUZA, LUIZ RENATO PARANHOS, LUCINDO JOSÉ QUINTANS-JÚNIOR e MARIA AMÁLIA GONZAGA RIBEIRO, 2020. Avaliação da pasta de carvacrol como medicação endodôntica associada à fotobiomodulação a laser no reparo tecidual: um estudo experimental em ratos. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 5, pp. 1794–1805. [Accessed23 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n5a2020-50349. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/50349.

Edição

Seção

Ciências da Saúde