Infecção por microorganismo multirresistente em recém-nascidos na unidade de cuidados intermediários neonatais e unidade de cuidados intensivos de referência: estudo transversal

Autores

  • Flávio Henrique Alves de Lima Universidade Federal de Goiás
  • Cácia Régia de Paula Universidade Federal de Jataí
  • Jade Alves de Souza Pacheco Universidade Federal de Goiás
  • Bruno Bordin Pelazza University of the Midwest
  • Guilherme Silva de Mendonça Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Alves Barbosa Universidade Federal de Goiás
  • Marinésia Aparecida da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n6a2020-49980

Palavras-chave:

Resistência Microbiana a Medicamentos., Resistência a Múltiplos Medicamentos., Segurança do Paciente., Serviços de Saúde da Criança., Recém-Nascido.

Resumo

Objetivou-se descrever a infecção por microorganismo multirresistente em recém-nascidos na unidade de cuidados intermediários neonatais e unidade de cuidados intensivos de referência. Tratou-se de estudo transversal de natureza epidemiológica, composto por 931 fichas e/ou prontuários de notificação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), no período junho a setembro de 2012. Foram 870 recém-nascidos (RN), admitidos nas unidades de terapia intensiva neonatal e de cuidados intermediários, como amostra final 45 RN apresentaram infecção de corrente sanguínea por microorganismo multirresistente. Dessas análises destacam-se os resultados: idade gestacional < 37 semanas em 42 (93,3%); baixo peso ao nascer entre < 750g a 1.499g. O perfil de resistência à enterobactérias foi de 100% para o cefepime e ceftazidime, e para as bactérias gram-negativas não fermentadoras, verificou-se que (100%) da P.aeruginosa era resistente ao aztreonam, (100%) de S.maltophilia resistente à ceftazidima e à gentamicina; Entretanto, (1,1%) dos isolados de S. aureus eram resistentes à oxacilina e (12,5%) de S. haemolyticus conferiu resistência à vancomicina. Esses resultados são preocupantes e demonstram a relevância do monitoramento, propondo a elaboração de protocolo propedêutico em consenso com a equipe multiprofissional, com a CCIH e gestores a ser implementado e avaliado, regularmente pelo serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

LIMA, F.H.A. de ., PAULA, C.R. de ., PACHECO, J.A. de S.., PELAZZA, B.B.., MENDONÇA, G.S. de, BARBOSA, M.A.. e SILVA, M.A. da ., 2020. Infecção por microorganismo multirresistente em recém-nascidos na unidade de cuidados intermediários neonatais e unidade de cuidados intensivos de referência: estudo transversal. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 6, pp. 2307–2314. [Accessed27 julho 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n6a2020-49980. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/49980.

Edição

Seção

Ciências da Saúde