Possível efeito protetor do extrato de folhas de oliveira na hepatotoxicidade induzida por paracetamol em ratos albinos machos

Autores

  • Mervat EL-Sayed Taha Nuclear Research Center, Atomic Energy Authority
  • Amaal Mohamed Kamal Nuclear Research Center, Atomic Energy Authority,
  • Dalia Ramzy Ibrahim Nuclear Research Center, Atomic Energy Authority,

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n1a2020-49960

Palavras-chave:

Paracetamol, Olive leaves extract, Liver enzymes, Oxidan - antioxidant status

Resumo

A sobredosagem de paracetamol (PCM) pode causar hepatotoxicidade com estresse oxidativo; o presente estudo foi realizado para estabelecer o possível efeito protetor do extrato de folhas de oliveira (OLE) na toxicidade induzida pelo paracetamol em ratos machos adultos. Vinte e quatro ratos machos adultos foram divididos em quatro grupos iguais: controle, grupo extrato de folhas de oliveira, grupo paracetamol e extrato de folhas de oliveira mais grupo paracetamol. Alguns parâmetros bioquímicos e histopatologia hepática foram avaliados. O tratamento com PCM aumentou significativamente aspartato aminotransferase sérica (AST), alanina aminotransferase (ALT), bilirrubina total, gama-glutamiltransferase (GGT), lactato desidrogenase (LDH), uréia, creatinina e alfa-fetoproteína. Verificou-se que o paracetamol aumenta significativamente o malonaldeído (MDA) e diminui a atividade da glutationa redutase (GR) no tecido e diminui significativamente a capacidade antioxidante total (TAC) e a superóxido dismutase (SOD) no soro. A administração de OLE causou uma diminuição significativa de AST, enzima ALT, bilirrubina total, GGT, LDH, creatinina, uréia, alfa-fetoproteína. Também foi observada melhora do status oxidante - antioxidante com extrato de folhas de oliveira, além de uma diminuição significativa no MDA e um aumento significativo no TAC no tecido hepático, com um aumento significativo na glutationa redutase (GR) e SOD no soro em comparação ao grupo tratado com paracetamol. As alterações patológicas químicas acompanharam a observação histopatológica, sugerindo resultado hepatoprotetor acentuado do extrato de folhas de oliveira. Pode-se concluir que o tratamento com extrato de folhas de oliveira (OLE) pode ser eficaz na diminuição da lesão hepática e do estresse oxidativo induzido pela overdose de paracetamol em ratos albinos machos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

TAHA, M.E.-S., KAMAL, A.M. e IBRAHIM, D.R., 2020. Possível efeito protetor do extrato de folhas de oliveira na hepatotoxicidade induzida por paracetamol em ratos albinos machos. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 1, pp. 245–255. [Accessed25 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n1a2020-49960. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/49960.

Edição

Seção

Ciências Biológicas