Efeitos da matéria orgânica e do extrato da folha de moringa sobre a fisiologia e qualidade do fruto da melancia vermelha sem sementes (Citrullus lanatus)

Autores

  • Tahir Dalorima Universiti Sultan Zainal Abidin
  • Mohammad Moneruzzaman Khandaker Universiti Sultan Zainal Abidin
  • Abd Jamil Zakaria Universiti Sultan Zainal Abidin
  • Khamsah Suryati Mohd Universiti Sultan Zainal Abidin
  • Mohammad Hailmi Sajili Universiti Sultan Zainal Abidin
  • Noor Afiza Badaluddin Universiti Sultan Zainal Abidin
  • Mohammed Hasbullah Universiti Sultan Zainal Abidin

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v35n5a2019-49354

Palavras-chave:

Fertilizer., Quality., Biochemical property., Watermelon.

Resumo

Este estudo foi desenhado para avaliar os efeitos de diferentes tipos de matéria orgânica sobre a qualidade e propriedades bioquímicas da melancia vermelha sem sementes. A pesquisa foi um experimento de fator único, que envolveu seis (6) tratamentos e quatro (4) repetições. Melancia cultivada e colhida de cinco (5) diferentes fontes de matéria orgânica, nomeadamente; vermicomposto (VC), esterco de galinha (PM), estrume de vaca (CD), esterco de cabra (GD) e extrato de folhas de moringa (MLE), nas doses de 10 ton, 20 ton, 30 ton, 30 ton e 3000 L ha-1, respectivamente, foram utilizados neste estudo. Os resultados revelaram que o tratamento do vermicomposto melhorou o teor de clorofila, a fluorescência da clorofila, a condutância estomática, o dióxido de carbono interno, a taxa fotossintética líquida, o peso do fruto e o teor de nutrientes minerais da melancia. A aplicação de esterco bovino reduziu a espessura da casca e aumentou o TSS e a atividade antioxidante da melancia. O tratamento com esterco de cabra afetou significativamente o tamanho do fruto, o teor de suco e o teor de pH do suco de fruta da melancia. Os tratamentos com esterco de galinha (PM) e extrato de moringa (MLE) resultaram no maior teor de antocianina de todas as melancias. Apesar de toda a matéria orgânica, em seus meios únicos, melhorar a qualidade da melancia vermelha sem sementes, o estudo mostra que a aplicação do vermicomposto apresentou melhor crescimento, rendimento e melhora na qualidade da melancia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

DALORIMA, T., KHANDAKER, M.M., ZAKARIA, A.J.., MOHD, K.S.., SAJILI, M.H.., BADALUDDIN, N.A.. e HASBULLAH, M.., 2019. Efeitos da matéria orgânica e do extrato da folha de moringa sobre a fisiologia e qualidade do fruto da melancia vermelha sem sementes (Citrullus lanatus). Bioscience Journal [online], vol. 35, no. 5, pp. 1560–1574. [Accessed26 julho 2024]. DOI 10.14393/BJ-v35n5a2019-49354. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/49354.

Edição

Seção

Ciências Biológicas