Expressão gênica de FOXP3, indoleamina 2,3-desoxigenase (IDO), IL-10 e CSF1 em úteros de vacas que receberam infusão intrauterina de antígenos paternos e maternos

Autores

  • Talita Vieta Junqueira Universidade Federal de Uberlândia
  • Nadia Simarro Fagundes Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcelo José Barbosa Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • João Paulo Elsen Saut Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcelo Emílio Beletti Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0001-9320-7278

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n6a2020-48218

Palavras-chave:

Bos taurus., Gestação., Indução imunológica., Células mononucleares do sangue periférico. Sêmen.

Resumo

A sensibilização intrauterina com antígenos do concepto tem-se mostrado útil para melhorar o desempenho reprodutivo, facilitando a aceitação materna de um embrião alogênico por meio da indução de citocinas e células imunorreguladoras no microambiente uterino. Como FOXP3, IDO, IL10 e CSF1 no útero são importantes no reconhecimento e desenvolvimento de embriões durante a gestação inicial, este estudo teve como objetivo determinar se a administração simultânea ou isolada de antígenos paterno (sêmen) e materno (PBMCs) no útero de vacas, no dia do estro, influenciam a expressão gênica dessas citocinas. Quarenta vacas mestiças foram divididas em quatro tratamentos: T0: Controle; T1: Sêmen; T2: PBMCs (células mononucleares do sangue periférico) e T3: PBMCs + Sêmen. Os antígenos foram administrados no corpo do útero no dia do estro (D0). Biópsias uterinas projetadas para análise molecular da expressão gênica foram coletadas in vivo sete (D7) e catorze (D14) dias após imunoestimulação. Transcritos de FOXP3, IDO, IL-10 e CSF-1 foram detetados em todas as amostras de RNA extraídas de biópsias uterinas. A análise semiquantitativa mostrou que nenhum dos tratamentos causou um aumento significativo na expressão desses genes. Além disso, no D14, todos os tratamentos levaram a um declínio na quantidade de transcritos do CSF-1; Além disso, o tratamento com PBMCs + sêmen também levou a uma queda na abundância de transcritos de IL-10. Estes resultados sugerem que a administração isolada ou simultânea de ambos os antígenos não deve aumentar a tolerância materna aos aloantígenos do embrião, nem deve criar condições favoráveis ao seu crescimento e desenvolvimento pré-implantação, pelo menos em relação aos efeitos mediados por esses genes nos dia sete e catorze do ciclo estral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

JUNQUEIRA, T.V., FAGUNDES, N.S., SILVA, M.J.B., SAUT, J.P.E. e BELETTI, M.E., 2020. Expressão gênica de FOXP3, indoleamina 2,3-desoxigenase (IDO), IL-10 e CSF1 em úteros de vacas que receberam infusão intrauterina de antígenos paternos e maternos. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 6, pp. 2203–2210. [Accessed27 julho 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n6a2020-48218. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/48218.

Edição

Seção

Ciências Agrárias