Características fractais da textura e atributos físicos do solo em areas com terra preta de índio sob diferentes usos na Amazônia ocidental

Autores

  • Half Weinberg Corrêa Jordão Universidade Estadual Paulista
  • Milton César Costa Campos IEAA/UFAM
  • José Maurício da Cunha Universidade Federal do Amazonas
  • Ivanildo Amorim de Oliveira nstituto Federal de Rondônia
  • Laércio Santos Silva Universidade Estadual Paulista
  • Elilson Gomes de Brito Filho Universidade Federal do Amazonas
  • Bruno Campos Mantovanelli Universidade Federal de Santa Maria
  • Ludmila de Freitas Instituto Federal de Rondônia
  • Romário Pimenta Gomes Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n6a2020-47894

Palavras-chave:

Dimensão Fractal., Física do solo., Uso do solo.

Resumo

Estudar a distribuição do tamanho das partículas é importante para entender a estrutura do solo e os processos de formação. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a dimensão fractal da textura do solo em áreas de Terra Preta de Índio (TPI) no sul do Estado do Amazonas sob diferentes usos da terra: duas áreas no município de Apuí, uma com cultivo de cacau e outra de café; uma área de pastagem no município de Manicoré; e uma área florestal no município de Novo Aripuanã. Uma malha de amostragem contendo 88 pontos de coleta (pontos de interseção na grade) foi estabelecida em cada área, medindo 80 x 42 m para as áreas de cacau e café, e 80 x 56 m e 60 x 42 m para as áreas de pastagem e floresta, respectivamente. Amostras de solo foram coletadas em torrões a uma profundidade de 0,0-0,20 m para determinar as propriedades físicas estruturais e a textura do solo. Os seguintes atributos físicos foram avaliados: textura, densidade do solo (DS), macroporosidade (Macro), microporosidade (Micro), porosidade total (PT) e estabilidade de agregados (DMG e DMP). Determinou-se a dimensão fractal da textura do solo (D), seguida da análise de variância e comparação das médias pelo teste de Tukey (p≤0,05). A correlação de Pearson foi aplicada para avaliar a correlação entre as variáveis. Houve uma diferença significativa entre as TPIs estudadas, com um maior valor D na área de cultivo de cacau em relação aos outros locais. Além disso, quanto maior a fração argila, maior o valor de D. A dimensão fractal (D) apresentou correlação positiva com areia, argila, DS, Macro, DMG e DMP, e correlação negativa com silte, micro, PT. Com base nos valores de D obtidos, as TPIs cultivadas com cacau apresentaram qualidade superior em relação às demais áreas estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

JORDÃO, H.W.C., CAMPOS, M.C.C.., CUNHA, J.M. da, OLIVEIRA, I.A. de, SILVA, L.S., BRITO FILHO, E.G. de, MANTOVANELLI, B.C., FREITAS, L. de e GOMES, R.P., 2020. Características fractais da textura e atributos físicos do solo em areas com terra preta de índio sob diferentes usos na Amazônia ocidental. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 6, pp. 1961–1974. [Accessed23 dezembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n6a2020-47894. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/47894.

Edição

Seção

Ciências Agrárias