Conteúdo de odontopediatria em concursos públicos na paraíba: de que forma essa especialidade está sendo abordada?
DOI:
https://doi.org/10.14393/BJ-v36n1a2020-47797Palavras-chave:
Questions., Personnel Selection., Dentistry.Resumo
Esse trabalho teve como objetivo verificar o conteúdo de Odontopediatria abordado em concursos públicos da Paraíba através da análise e classificação de questões. Foram extraídas questões que versavam sobre os assuntos da área de Odontopediatria de certames disponíveis realizados e encerrados, de todas as cidades do estado da Paraíba para o cargo de cirurgião-dentista do Programa Saúde da Família entre os anos de 2001 e 2017. De todo o estado foram coletados 107 certames e ao aplicar os critérios de exclusão, foram removidas 9 provas idênticas, totalizando 98. Após análise destas, obteve-se 3949 questões e dessas apenas 54; 1,36% do total, versavam sobre Odontopediatria. As questões foram classificadas de acordo com o tópico genérico de que se tratavam e o nível cognitivo que exigiam de acordo com a Taxonomia Revisada de BLOOM. Os resultados mostraram que o tópico referente à reabilitação bucal e manejo cirúrgico, foi o de maior prevalência correspondendo a 42% das questões e as dimensões cognitivas mais prevalentes foram lembrar e analisar que corresponderam a 45% e 29%, respectivamente. Foi possível concluir que questões referentes à reabilitação bucal e manejo cirúrgico foram as mais abordadas em concursos públicos no contexto da Odontopediatria e que as dimensões lembrar e analisar foram as de maior prevalência. Não houve ocorrência de questões que exigiam dimensões cognitivas mais complexas, como avaliar e criar.
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Copyright (c) 2020 Elizandra Silva Penha, Ana Karina Almeida Rolim, Carlus Alberto Oliveira dos Santos, Gymenna Maria Tenório Guênes, Luanna Abílio Diniz Melquíades de Medeiros, Camila Helena Machado da Costa
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