Identificação não destrutiva de danos físicos em sementes de feijão mungo (Vigna radiata L.) por análise de imagem de raios X

Autores

  • Thiago Pulici Martins Machado Universidade Federal de Viçosa
  • André Dantas de Medeiros Universidade Federal de Viçosa
  • Daniel Teixeira Pinheiro Universidade federal de Viçosa
  • Laércio Junio da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Denise Cunha Fernandes dos Santos Dias Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n3a2020-47783

Palavras-chave:

Imagens radiográficas, Qualidade física de sementes., Pulses.

Resumo

A demanda mundial por leguminosas como o feijão mungo tem crescido nos últimos anos. Para o sucesso da produção destas culturas é necessário a utilização de sementes de alta qualidade. Metodologias baseadas na análise de imagens de raios X têm sido utilizadas como ferramenta complementar para avaliação da qualidade física de sementes em função da sua rapidez e potencial de automatização. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência da análise de raios X para avaliação não destrutiva da qualidade física de sementes de Vigna radiata, e relacionar as variáveis obtidas com o seu potencial fisiológico. Para tal, sementes de oito lotes foram radiografadas e submetidas ao teste de germinação. Por meio dessas avaliações foram determinadas 18 variáveis, distribuídas entre físicas e fisiológicas. A análise de imagens de raios X foi eficiente para a avaliação da morfologia interna das sementes Vigna radiata e permitiu a identificação de vários tipos de danos. Porém, não foi possível relacionar as variáveis físicas com a qualidade das sementes, pois os lotes apresentaram porcentagens de germinação semelhantes. Variáveis físicas como solidez e circularidade estão relacionadas com a percentagem de protrusão radicular e o comprimento de hipocótilo das plântulas. Densidades relativas baixas indicam tecidos deteriorados, tendo relação com danos morfológicos graves e sementes inviáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

MACHADO, T.P.M., MEDEIROS, A.D. de, PINHEIRO, D.T., DA SILVA, L.J. e DIAS, D.C.F. dos S., 2020. Identificação não destrutiva de danos físicos em sementes de feijão mungo (Vigna radiata L.) por análise de imagem de raios X. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 3, pp. 932–941. [Accessed23 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n3a2020-47783. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/47783.

Edição

Seção

Ciências Agrárias