Resposta diferencial de tolerância e produtividade de feijão-caupi induzida por herbicidas para controle de plantas daninhas

Autores

  • Fernando Ramos de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ernandes Silva Barbosa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Lucas César Martins Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Junior Borella Universidade Federal de Pelotas
  • Aroldo Ferreira Lopes Machado Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n3a2020-47766

Palavras-chave:

Controle químico, Tolerância a herbicidas, Produtividade, Vigna unguiculata

Resumo

O uso de herbicidas é uma alternativa promissora, pois permite um controle eficiente da população de plantas infestantes, associado a baixo custo operacional e sem exigir grandes quantidades de mão de obra. No entanto, um entrave no controle de plantas daninhas no feijão-caupi é a ausência de herbicidas registrados para essa cultura. Objetivou-se com este trabalho avaliar a tolerância do feijão-caupi cultivar BRS Guariba, a herbicidas. Um ensaio foi conduzido a campo em blocos casualizados composto dos tratamentos, testemunhas com e sem capina, Bentazon (720 g i.a. ha-1), Fluazifop-p-butyl (250 g i.a. ha-1), Fomesafen (187,5 g i.a. ha-1) e mistura de tanque entre Fluazifop-p-butyl + Fomesafen (250 + 187,5 g i.a. ha-1) com 4 repetições. Os herbicidas foram aplicados com plantas de caupi em estágio vegetativo V3 com pulverizador costal pressurizado por CO2 com quatro pontas de pulverização TT 110.02 operando a uma pressão de 2,5 Bar e aplicando 240 L ha-1 de calda. As parcelas foram compostas 5 linhas de plantio com cinco metros de comprimento, espaçadas de 0,5 m, com as 3 linhas centrais de área útil, desprezando 0,5 m das extremidades. Avaliou-se a comunidade infestante, a eficiência de controle de plantas daninhas, a tolerância e a produtividade do feijão-caupi. A espécie Oxalis latifolia foi encontrada em todos os tratamentos e apresentou difícil controle. A mistura Fluazifop-p-butyl + Fomesafen apresentou melhor controle das plantas daninhas. Os herbicidas ocasionaram fitotoxicidade ao feijão-caupi e redução de área foliar e massa seca de plantas. A produtividade da cultura foi reduzida nos tratamentos com baixo controle de plantas daninhas bem como nos tratamentos que provocaram toxicidade elevada. Conclui-se que o feijão-caupi apresentou tolerância diferencial aos herbicidas nas doses testadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

SOUZA, F.R. de, BARBOSA, E.S., MARTINS, L.C., BORELLA, J. e MACHADO, A.F.L., 2020. Resposta diferencial de tolerância e produtividade de feijão-caupi induzida por herbicidas para controle de plantas daninhas. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 3, pp. 865–875. [Accessed31 agosto 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n3a2020-47766. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/47766.

Edição

Seção

Ciências Agrárias